Benefícios da implantação do sistema de telemetria

A tecnologia trouxe inúmeros avanços para os sistemas produtivos e indústrias em geral. O sistema de telemetria é um deles, já que é responsável pela transmissão remota de dados e pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa.

Tudo funciona por meio da comunicação automatizada, que coleta dados e os envia para os processadores de informações. A partir disso, é feito o monitoramento dos setores, o que resulta em grandes benefícios para a companhia. Conheça mais sobre essas vantagens agora mesmo!

Quais são as vantagens do sistema de telemetria?

Não há dúvidas que se destacam no mercado aquelas indústrias que fazem da informação um diferencial competitivo. Os dados são hoje instrumentos de poder capazes de desbancar a concorrência e conquistar cada dia mais clientes.

Implantar um sistema de telemetria é como dar um start na sua produção para que os resultados, finalmente, comecem a aparecer. Confira os benefícios a seguir!

Mais precisão

Relatórios inconsistentes e números imprecisos atrapalham a gestão industrial. Como saber se determinada máquina está mesmo produzindo ao máximo ou se o seu colaborador está parando demais? Com uma forcinha da telemetria você vai medir os fatores diretamente ligados aos seus processos indústrias.

Melhor monitoramento

Ao identificar os gargalos da sua produção por meio de sistemas de comunicação automatizados, como a telemetria, dá para intensificar o monitoramento de toda a sua indústria. Acompanhar de perto, com aspectos atualizados, é a melhor maneira de fazer tudo funcionar com mais eficiência.

Acertos nas decisões

A tomada de decisão é um fator delicado na gestão industrial. Fazer as escolher corretas tem impactos diretos no faturamento da companhia e, para decidir com mais consciência, nada melhor do que contar com sistemas automatizados que meçam as implicações de cada mudança aplicada.

Menos desperdício

Se a gestão tem acesso a análises precisas feitas por um sistema de telemetria, fica mais simples abordar aqueles processos que estão dando prejuízos e gastando mais do que o necessário. Dá para reorganizar a mão de obra, o funcionamento das máquinas e até controlar os materiais, tendo em vista tanto a redução econômica quanto de tempo, que para a indústria é quase a mesma coisa.

Aceleração dos processos

Para se manter à frente é necessário ter celeridade. A tecnologia facilita bastante quando o assunto é dar velocidade aos processos. Logo, dados que levavam meses para ser observados, anotados, discutidos, transformados e armazenados, hoje em dia são apresentados em questão de horas ou dias graças aos sistemas de telemetria movidos à automação.

Onde o sistema de telemetria pode ser implantado?

A telemetria não deixa espaço para gestões desconectadas. Isso implica em grandes transformações nos setores industriais e em diversos outros segmentos. Praticamente qualquer setor pode se beneficiar das suas vantagens competitivas.

Por exemplo, a telemetria revolucionou o mercado de rastreamento de mercadorias e veículos. Trouxe mais monitoramento e segurança para as empresas do setor e todas as outras que possuem frotas.

O agronegócio também. Isso porque a telemetria inovou com o acompanhamento das safras por meio de sensores e ficou mais fácil identificar os fatores que corroboram para a produção positiva ou negativa.

Outros setores, como o petrolífero (poços) e o energético (centrais de distribuição), também já deram grandes passos com a implantação da telemetria.

Você já pensou em implantar um sistema de telemetria no seu negócio? Descubra mais sobre telemetria: como usar rádio na automação industrial

Quer ganhar mais produtividade? Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

 

Leave A Comment

Send this to a friend