Armazenamento em nuvem: saiba mais sobre essa tecnologia

Com a tecnologia inserida em quase todos os processos diários, é fácil  perceber os avanços da computação. Novas descobertas e funcionalidades nem sempre soam como novidades, mas apenas uma evolução natural do desenvolvimento, e o armazenamento em nuvem é um bom exemplo.

Podemos dizer que é uma técnica que, mesmo que muitos ainda não percebam, provavelmente já utilizam. É ela que permite o uso de serviços como edição de documentos online, ouvir música e armazenar arquivos.

Quer saber um pouco mais sobre armazenamento em nuvem e as vantagens que ele oferece? Continue a leitura deste post e fique por dentro!

O que é armazenamento em nuvem?

Várias vezes, quando tratamos do termo “nuvem”, as pessoas tendem a imaginar que os arquivos estão flutuando em um limbo tecnológico. Mas, não é bem assim. Algumas potências empresariais como Microsoft, Amazon e Google, possuem grandes instalações espalhadas pelo globo.

São essas empresas que hospedam seus arquivos na nuvem, oferecendo segurança para que não ocorram perdas ou falhas no sistema. Através de uma conta de e-mail, por exemplo, você pode logar no serviço e salvar suas fotos e arquivos, como se o fizesse em uma pasta em sua máquina física.

O armazenamento em nuvem permite que você não somente não precise armazenar arquivos no seu computador, mas que não exista necessidade de instalar aplicativos nele. Todos os serviços e execução de tarefas poderão ser realizados online, já que os dados se encontram em uma rede.

Basicamente, após se conectar a internet, você poderá acessar um servidor que execute o aplicativo necessário à sua atividade. Esse aplicativo pode ser desde um corretor ortográfico até um editor de imagens ou jogos pesados.

Quais as vantagens do armazenamento em nuvem?

Baixo custo

Agora que seus arquivos e aplicativos não estarão em sua máquina, não existe a necessidade de compra de servidores ou datacenters para armazenar dados. Consequentemente, os gastos com manutenção de sistemas serão menores.

Gastos com compra de hardware e softwares de instalações também serão eliminados. Os softwares serão desenvolvidos e disponibilizados automaticamente, sem que seja preciso instalá-los em cada máquina a cada nova atualização.

Segurança

Os serviços de computação em nuvem mais conhecidos são executados em uma rede de datacenters seguros. Esses são atualizados regularmente, mantendo-se rápidos e, principalmente, eficientes.

Esses datacenters são equipados com o que há de mais recente em hardware, o que facilita a criação de backups, recuperação de dados e continuidade do processo. Essa possibilidade existe porque os dados geralmente estão hospedados com redundância em vários provedores diferentes.

Velocidade

Nesse ambiente, o tempo necessário para disponibilização de recursos de TI é reduzido, já que eles estarão disponíveis na nuvem. O resultado é um aumento claro na agilidade da organização, desenvolvimento e teste de processos.

Produtividade

Uma vez que os usuários só precisam de conexão com a internet, grandes equipes podem compartilhar e editar arquivos de forma rápida e colaborativa. Outro benefício é a viabilidade de que os membros dessa equipe acessem esses dados a partir de qualquer lugar e por diferentes dispositivos.

IOT e armazenamento em nuvem

É importante mencionar que a IOT — Internet das Coisas — combinada com o armazenamento em nuvem é uma das áreas de inovação estudadas por grandes empresas.

A IOT busca conectar à internet os dispositivos que utilizamos durante o dia. O objetivo é coletar dados em tempo real para detecção de problemas ou melhorias sem precisar de um fator humano de forma rápida e os armazenar em banco de dados hospedados em nuvem.

A computação em nuvem facilita o processo de coleta de dados através de suas ferramentas automatizadas, pois mantém os dispositivos sempre atualizados, além de ser rápida e flexível. O resultado é a soma de sensores inteligentes à nuvem que os armazena e processa, ou seja, um completando o outro.

Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

Gostou do nosso post? Está interessado sobre outras ferramentas que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa? Então saiba como o OEE pode ajudar a produzir mais com os mesmos equipamentos.

Leave A Comment

Send this to a friend