Telemetria – como usar rádios na automação industrial?

A comunicação entre os sensores localizados em grandes distâncias, locais de difícil acesso ou inseguros pode ser feita via telemetria, através de enlace de rádios dedicados para automação industrial.

Normalmente, utilizam de alguns requisitos de sistema de automação convencional e provém disponibilidade, integridade e segurança ao sistema.

Quer entender mais sobre o assunto? Então acompanhe o post que preparamos para você!

O básico de telemetria na automação industrial

O primeiro passo é preocupar-se com a necessidade, verificar a distância e quantidade de dados de tráfego. Existem profissionais em Site Survey que podem colaborar nos projetos de implantação e especificação, analisando opções de mercado para torres, rádios, antenas, etc. Seu contrato pode ser uma grande economia para seu projeto, agilizando a avaliação, compra e instalação dos novos equipamentos.

As tecnologias e componentes se resumem a um rádio MODEM — transmissor e receptor com modulação e demodulação — para comunicação de dados, antena para amplificar e direcionar, horizontal ou verticalmente, o sinal, link e seus acessórios, e os controladores ou devices que produzem ou consumem informações.

Os rádios na automação industrial colaboram diretamente no setor econômico. O uso de cabos para conectar sensores até o painel de automação, considerando as distâncias entre os links, fica exponencialmente maior. Com rádios como os Phoenix Contact, a instação é rápida e prática, adicionando o fato de que alguns fazem ligação direta sem mesmo utilizar softwares.

Existem botões wireless que também dispensam a necessidade de cabos e podem reduzir tempo e custo de instalação em 20%. Além disso, o botão não tem necessidade de baterias — usa da própria energia cinética ao ser pressionado —, amplia a mobilidade do operador e pode ter alcance aumentado por repetidores.

Tipos de Antenas

Dentre os itens do circuito total, a antena é, se não a mais importante, um dos itens primordiais. Ela permite que o sinal seja amplificado e direcionado e abre a zona de recepção. Veja abaixo algumas dessas e suas principais vantagens:

Antenas Yagis

Também conhecida como Antena Yagi-Uda, essa é uma antena direcional, capaz de captar radares, ondas de rádio e até Wi-Fi. Normalmente, é instalada de ponto-a-ponto e facilmente. Constituída de elemento refletor, ativo e diretor, alcança frequências acima de 1.5 GHz.

Antenas Parábola

Aumentando a taxa de frequência para 2.4 GHz e proporcionando link ponto-a-ponto ou ponto-a-multiponto, o alto ganho das Antenas Parábola (20 e 25 dBi) sobrepõe as dificuldades de instalação como distância e perdas em cabos e conexões. Possui ajustes precisos de elevação e direcionamento, além de posicionamentos horizontal e vertical. Proporciona total imunidade contra infiltração de água por possuir dipolo injetável.

Antena Omnidirecional

Energia irradiada em padrão circular, todas as direções de um plano é o princípio da Antena Omnidirecional. Seu ganho varia de dois a 15 dBi e irradia, no plano de azimute, de forma uniforme. Consiste em vários dipolos empilhados e alimentados em fase e sua distância típica é de 5,5km a 11mbps.

Para que utilizar rádios na automação industrial?

A telemetria usada para comunicação entre campos remotos, seu setor industrial e o centro de controle é melhor adequada quando se utiliza de um sistema de rádios dedicados para automação industrial. Adquirir dados através da coleta de entrada a partir de sensores, partindo da Internet das Coisas (IoT) ou sensores comuns, o controle de saída de dispositivos é aumentado exponencialmente e diminui, de forma proporcional, o deslocamento de seus funcionários.

Rádios podem ser a melhor escolha para equipamentos localizados em áreas classificadas. A ausência da necessidade de instalação e locomoção aumenta a seguridade e economiza tempo e dinheiro. Uma extensão LAN, de alta velocidade, conectividade de longo alcance e que pode incluir dados e vídeos em tempo real, permite acesso móvel as informações, incluindo ordens de trabalho e automação de força de campo. 

Aqueles que utilizam rádios na automação industrial sabem sobre gestão de custos, já que aceleram seus processos e melhoram as condições de comunicação no trabalho. Assine nossa newsletter e aprenda cada vez mais sobre automação industrial, de forma prática e segura!

E você, tem alguma aplicação de telemetria onde o rádio pode te ajudar? Então entre em contato conosco.

Se gostou desse post compartilhe-o nas redes sociais e divida nossas dicas com seus amigos, basta clicar em um dos botões abaixo…

 

Leave A Comment

Send this to a friend