Mosquitto – Entenda suas funcionalidades e vantagens!

O protocolo MQTT é um dos mais utilizados na indústria para a implementação de automações e de tecnologias como a IoT – internet das coisas. Sigla para Message Queuing Telemetry Transporte, ele pode ser resumido como uma forma de realizar a comunicação entre as máquinas.

E o Mosquitto nada mais é do que um dos componentes do protocolos MQTT. Cada vez mais usado no setor industrial, ele aparece como uma forma de otimizar o tempo e tornar os processos mais simples.

No texto de hoje, vamos explicar algumas das funcionalidades do broker Mosquitto e o que como o protocolo MQTT pode ajudar sua empresa a ter mais lucro e aumentar a produtividade. Confira!

O que é o Mosquitto?

O mosquito é o que chamamos de broker, ou seja, um intermediário entre máquinas e os protocolos. Ele é utilizado no protocolo MQTT para fazer com que os aparelhos possam conversar entre si e agir de maneira automatizada.

No caso das IoT, essa comunicação é ainda mais eficaz, o que tornam as máquinas capazes de prever problemas e serem altamente eficazes – o que é uma excelente notícia para a indústria como um todo.

Ter um protocolo de automação tem inúmeras vantagens para as empresas, como já citamos aqui no blog. Vamos relembrar quais são elas:

  • Seu código é muito simples e aberto, podendo ser utilizado por todo tipo de máquina, mesmo as mais antigas;
  • Apesar de ser aberto e simples, é extremamente seguro e protegido de falhas. Isso significa que sua facilidade não impede sua alta segurança;
  • O seu código também é leve, o que evita complicações, panes e problemas que poderiam causar efeitos grandes em uma indústria.

Vantagens do Mosquitto – Quais são elas?

Como já comentamos o Mosquitto é um broker, dentre os vários disponíveis, ele é um dos mais procurados, pela facilidade de instalação e outras vantagens que vamos citar agora:

  • O broker, assim como o próprio protocolo, é excelente para atuar em máquinas de alta potência sem prejudicar a sua efetividade. É também excelente para sensores, tanto residenciais como industriais;
  •  Fácil de ser instalado, como dissemos, o Mosquitto é conhecido por estar a um clique de ficar pronto para ser utilizado. Sua facilidade é tanta que ele pode ser finalizado em apenas um minuto;
  • Seu código aberto está disponível para qualquer pessoa. Além disso, ele é compatível com todo tipo de maquinário, mesmo as mais antigas.

Por que automatizar a indústria?

Muitos empresários ainda têm ressalvas sobre os motivos viáveis para automatizar por completo suas indústrias. É importante saber que o custo é, na realidade, um investimento – que possui retorno a médio prazo, que se mantém por anos seguintes às modificações. Entenda melhor:

  • Ao automatizar sua produção, as principais vantagens estão na economia e na segurança. No quesito economia podemos citar a diminuição dos problemas relacionados às perdas de material, quebra de maquinário e até aumento da produção como um todo;
  • Já quando falamos em segurança, pensamos no todo, como nos funcionários – que não precisam mais manipular as máquinas de perto – e na prevenção da necessidade de manutenção das máquinas, que passam a realizar esse processo de forma automática;
  • Além disso, como falamos, a automação industrial pode gerar aumento da produção. Também é ela que se torna responsável por evitar possíveis desperdícios de materiais.

Gostou das nossas informações sobre o protocolo MQTT e o broker Mosquitto? Confira nossas novidades semanalmente aqui no blog. Se precisar de mais informações ou de um orçamento gratuito para a sua empresa, entre em contato com o nosso tipo de engenharia!

Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

 

Gostou do texto de hoje? Compartilhe nas redes sociais! É só clicar em um dos botoês abaixo!

By | 2018-07-28T18:36:21+00:00 28 de julho de 2018|Categories: Indústria 4.0|Tags: , , , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend