Blog de Automação Industrial2017-04-08T09:58:41-03:00

BLOG DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Interface Homem Máquina – O que é e como funciona?

A automação nas indústrias é um processo que exige sistemas que funcionem corretamente e que tragam ao usuário final otimização do tempo e dos processos. Afinal, a ideia é aumentar a produção e fazer com que ela se torne mais simplificada.

E uma dessas ferramentas importantes para a automação de processos é a IHM ou Interface Homem Máquina. No texto de hoje, nós vamos explicar o que ela é e como ela funciona na realidade das indústrias. Confira mais abaixo o que separamos!

(mais…)

Mosquitto – Entenda suas funcionalidades e vantagens!

O protocolo MQTT é um dos mais utilizados na indústria para a implementação de automações e de tecnologias como a IoT – internet das coisas. Sigla para Message Queuing Telemetry Transporte, ele pode ser resumido como uma forma de realizar a comunicação entre as máquinas.

E o Mosquitto nada mais é do que um dos componentes do protocolos MQTT. Cada vez mais usado no setor industrial, ele aparece como uma forma de otimizar o tempo e tornar os processos mais simples.

No texto de hoje, vamos explicar algumas das funcionalidades do broker Mosquitto e o que como o protocolo MQTT pode ajudar sua empresa a ter mais lucro e aumentar a produtividade. Confira!

(mais…)

28 de julho de 2018|Categories: Indústria 4.0|Tags: , , , , , |0 Comments

A quarta revolução industrial – A história até chegar nela!

Que estamos vivendo uma era onde a quarta revolução industrial bate à porta, não há mais dúvidas. Com o avanço das tecnologias e com o surgimento da IoT, a nossa forma de produzir mudou e quem não se adaptar pode começar a sofrer alguns impactos na sua lucratividade.

Foi assim durante toda nossa história e, para que possamos entender melhor como chegamos até aqui, no post de hoje vamos explicar um pouco sobre cada uma das revoluções industriais e quais são os indícios dessa que está chegando. Confira!

(mais…)

21 de julho de 2018|Categories: Indústria 4.0|Tags: , , , |0 Comments

Rede wireless – Como ela pode impactar na indústria?

A rede wireless é conhecida por todos nós há bons anos. Embora a internet sem fio e a popularização do WiFi sejam os maiores responsáveis pelo wireless ser famoso no mundo todo, seu uso é bem mais antigo do que pensamos.
Na indústria, por exemplo, a rede wireless é útil em inúmeros processos, como o de automação industrial – fundamental para que houvesse um crescimento significativo nas grandes empresas e uma melhora na produção como um todo.
No texto de hoje, vamos entender melhor como essa tecnologia impacta na indústria e qual sua relação com o que chamamos de Telemetria. Confira!

(mais…)

O que é IoT e como ela pode ser aplicada na indústria?

Entender o que é IoT é bem mais fácil do que você pode imaginar. A sigla que, traduzida do inglês, significa Internet das Coisas, resume uma tecnologia que temos cada vez mais contato em nosso dia-a-dia.

Afinal, quem já programou qualquer máquina à distância teve uma noção simples do que estamos falando. Se você tem uma cafeteira, por exemplo, e a programou para preparar o café todos os dias no mesmo horário, esteve em contato com a IoT.

Basicamente, a Internet das coisas é a comunicação entre máquinas ou dispositivos. É quando nossos aparelhos possuem algum tipo de “pró atividade” e exigem menos interferência humana.

Mas com isso pode impactar no setor industrial? Será que a IoT já é uma realidade na linha de produção ou essa é uma tecnologia distante da nossa realidade prática? Confira no texto de hoje!

(mais…)

CLP de baixo custo – Tudo que você precisa saber!

Quando pensamos em automação industrial e em formas para otimizar esse processo, como é o caso dos CLP, pensamos logo que o custo será muito elevado.
Porém, no mercado atual há opções mais baratas e que não necessariamente têm baixa qualidade. Para que você possa diferenciar um CLP de baixo custo de um CLP ruim, vamos dar algumas dicas essenciais no texto de hoje. Confira tudo que separamos mais abaixo!

(mais…)

Você quer ser notificado sempre que saírem artigos de automação industrial?

Inscreva-se agora em nossa newsletter e receba conteúdos de qualidade em seu e-mail.

    Nós respeitamos a sua privacidade e prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Categorias

    Ir ao Topo