Comunicação dentro da empresa – 5 dicas para agilizar a manutenção

A manutenção, de forma geral, é um conjunto de procedimentos e tarefas que visam manter os sistemas e componentes de máquinas e equipamentos desempenhando devidamente as funções às quais foram designadas. Todos os gerentes sabem que para manter uma indústria em operação e sem quebras é fundamental que se tenha uma equipe de manutenção de qualidade e que atenda a todas as demandas.

A comunicação dentro da empresa permite a troca de informações e conhecimentos entre o time de manutenção e também  que toda a planta permaneça em atividade e sem nenhum equipamento danificado ou fora de uso.

Para ajudá-lo a manter todo o time alinhado e a par de tudo o que acontece na empresa, separamos neste post 5 dicas para melhorar a comunicação entre a equipe da manutenção. Confira!

1. Realizar reuniões de briefing

Uma forma de estreitar a troca de informações entre o time de manutenção é criando o hábito de fazer reuniões de briefing diariamente. Esse encontro permite que a equipe converse sobre detalhes dos dias anteriores e faz com que todos fiquem por dentro dos reparos a serem feitos e procedimentos em andamento.

Dessa forma, todo o time pode ficar sabendo o que está acontecendo na fábrica e quais são as pendências a serem supridas.

2. Treinamento do time de manutenção

A melhor maneira de informar e comunicar o time de manutenção sobre novas tarefas e eventuais modificações em processos é proporcionando treinamento aos funcionários. Além de melhorar a comunicação entre a equipe de manutenção, consegue-se capacitar ainda mais os colaboradores e tornar as tarefas mais eficientes.

Os treinamentos são também uma excelente forma de educar os funcionários sobre novos tipos de manutenção e sobre as tarefas em determinadas máquinas equipamentos.

3. Reuniões de brainstorming

As reuniões de brainstorming são fundamentais para manter todo o time de manutenção alinhado e proporcionar aos funcionários a oportunidade de propor melhorias para as tarefas e processos de manutenção.

Essas reuniões permitem que o time tenha a chance de falar e ser ouvido, fazendo com que cada um sinta-se parte integrante do grupo e fiquem por dentro de tudo o que acontece na empresa.

4. Quadros de acompanhamento das manutenções

Todo gerente que deseja aperfeiçoar a comunicação entre a equipe da manutenção não pode deixar de utilizar quadros de informação e de acompanhamento das tarefas e processos de manutenção.

Dessa forma, consegue-se informar todo o time a respeito de máquinas que eventualmente estejam paradas, intervalos de manutenção preventiva próximos do vencimento e quais equipamentos estão sob reparo, apresentando o seus respectivos status.

5. Reuniões de feedback

Para finalizar o aperfeiçoamento da comunicação entre a equipe da manutenção, é muito indicado que os gerentes realizem reuniões de feedback com os funcionários. Essa prática, além de estreitar os laços entre o time e dar um retorno a cada um dos colaboradores a respeito dos serviços prestados, ajuda também com a motivação.

Quando um time recebe um feedback positivo, os colaboradores ficam mais animados para desempenhar as suas funções. E mesmo quando o retorno é uma crítica, ela pode ser fundamental para o crescimento e aperfeiçoamento individual e coletivo.

Melhorar a comunicação entre a equipe de manutenção proporciona à empresa excelentes ganhos, desde um time mais eficiente até a redução de custos das tarefas desempenhadas. Portanto, os gerentes devem se aproximar dos funcionários e proporcionar essas situações.

Agora que você já sabe como melhorar a comunicação entre a equipe da manutenção, não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajudar também seus amigos a aperfeiçoarem suas empresas!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-11-11T12:59:45-02:00 20 de janeiro de 2017|Categories: Gestão|Tags: , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend