Rede wireless – Como ela pode impactar na indústria?

A rede wireless é conhecida por todos nós há bons anos. Embora a internet sem fio e a popularização do WiFi sejam os maiores responsáveis pelo wireless ser famoso no mundo todo, seu uso é bem mais antigo do que pensamos.
Na indústria, por exemplo, a rede wireless é útil em inúmeros processos, como o de automação industrial – fundamental para que houvesse um crescimento significativo nas grandes empresas e uma melhora na produção como um todo.
No texto de hoje, vamos entender melhor como essa tecnologia impacta na indústria e qual sua relação com o que chamamos de Telemetria. Confira!

Telemetria e Rede Wireless – Entenda mais!

A telemetria industrial é utilizada desde o começo da industrialização. Trata-se de um processo conhecido por permitir o controle de aparelhos e máquinas de forma remota e que pode ser feito de inúmeras maneiras, seja por cabeamento ou pela Rede Wireless.
Embora nos dias de hoje ainda seja comum o uso de cabos para os processos de Telemetria, o wireless é, sem dúvidas, muito mais econômico e simples, além de exigir menos manutenção a curto, médio e longo prazo.
Telemetria pode ser traduzida do grego como “medir de forma remota”, o que resume bastante seu uso na indústria e sua importância para que a produção possa ser otimizada.
Para que ela seja usada, basta que sejam instalados programas específicos nos painéis dos maquinários, capazes de prever situações de risco, manutenções próximas, falhas na produção e até automatizar alguns processos.

Vantagens na comunicação à distância

Utilizamos a rede wireless em diversas situações cotidianas. Mas será que há vantagens nesse tipo de processo quando falamos da indústria. A resposta óbvia é: sim. São inúmeros benefícios no uso da telemetria e da comunicação à distância no setor industrial. Vamos entender quais são eles:

• Prevenção de problemas:

Vamos usar um exemplo prático de telemetria com rede wireless: o setor de captação de água. Algumas empresas do segmento já adotaram esse tipo de tecnologia utilizando a rede wireless, já que o cabeamento seria inviável nesses casos.
Se pensarmos na distância dos centros de comando operacional (CCO) e a dificuldade em que os funcionários teriam na hora de medir o nível dos reservatórios ou prever problemas de forma presencial, é bem mais simples percebermos a vantagem de ter um sistema que opera totalmente à distância, de forma segura e eficaz.
Esse tipo de tecnologia é capaz de prever problemas e evitar crises na empresa. Dessa forma, as manutenções podem ser facilmente programadas, tornando o processo muito mais efetivo.

• Economia:

A rede wireless é mais vantajosa não só para atuar em locais onde os cabos são inviáveis. Temos que pensar que, mesmo em locais onde o cabeamento é possível, ele exige manutenção constante e está mais suscetível à necessidade de trocas do que qualquer sistema sem fio.
Por isso, é possível afirmar que a telemetria utilizando wireless pode ser muito mais econômica no longo prazo, por dispensar troca de cabos e até a mão de obra que seria exigida em cada manutenção inevitável. Mas, vale sempre contratar uma empresa que tenha experiência nesse tipo de sistema para que ela possa observar de perto sua indústria e decidir o caminho mais viável.

• Segurança:

Quando falamos em telemetria, não podemos deixar o quesito segurança de lado. Independente do setor industrial, o comando à distância sempre irá gerar mais efetividade e segurança ao trabalho.
Além de dispensar, em muitos casos, o trabalho manual direto no maquinário, a telemetria ainda promove a chance de que problemas sejam evitados a tempo, salvando a produção e prevenindo possíveis acidentes. Ter um controle das máquinas e permitir que elas conversem entre si faz com que todo o processo seja mais seguro e autônomo.

Empresas que mais se beneficiam da telemetria wireless

Usamos no texto de hoje o exemplo das indústrias de captação de água como um tipo de empresa que se beneficia – e muito – da telemetria via rede wireless. Além de prever os níveis dos reservatórios, ainda podem promover segurança aos funcionários e melhor manutenção dos equipamentos. Mas elas não são as únicas que podem se beneficiar desse tipo de tecnologia.
Outras empresas, como as estações de tratamento de esgoto, dependem quase que exclusivamente desses processos. Estações elevatórias, por exemplo, precisam ter a capacidade de conversarem entre si e a automação é um dos meios mais utilizados para essa finalidade.
Além de empresas de grande porte, as pequenas produções também podem ter acesso aos benefícios da telemetria e da rede wireless. É válido lembrar que todo maquinário pode receber automação e encontrar uma forma de fazer isso é mais simples do que muitos empresários iniciantes imaginam.

Se sua empresa precisa de automação industrial, entre em contato conosco!

Quer ganhar mais produtividade? Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

 

Leave A Comment

Send this to a friend