Telemetria industrial – O que é e quais as vantagens?

A telemetria é um processo bem antigo, que agora vem sendo utilizado cada vez mais pelas indústrias devido ao aumento do que chamamos de automação industrial por sistemas de internet e armazenamento em nuvem. Embora a telemetria possa ser feita por outros meios, é mais comum que ela seja automatizada por redes sem fio. Esse é motivo pelo qual ela tem crescido nos últimos anos, já que hoje temos mais tecnologia para que o processo seja feito dessa forma.

Do grego, telemetria significa “medir de forma remota” e a telemetria industrial nada mais é do que o controle das operações, transferência de dados entre máquinas, sistema e diversos equipamentos.

Esse processo pode ser feito por meio de cabeamento ou mesmo através de redes sem fio, que hoje é o mais comum, como falamos mais acima. Por isso, geralmente quando falamos sobre o assunto, estamos nos referindo a ele de forma totalmente independente de cabos.

Separamos no texto de hoje algumas informações relevantes sobre a telemetria industrial, além de listar as principais vantagens de implantar esse sistema na sua indústria. Confira mais abaixo o que separamos!

Para que serve a telemetria industrial?

telemetria industrial tem como principal objetivo o acompanhamento de processos diversos na indústria, como a produção, de forma remota e em distâncias longas. Isso acontece por meio de programas que são instalados nos equipamentos e em dispositivos.

 
De forma simples e direta, podemos falar que a telemetria é uma forma de rastrear diversos processos, como o nível de armazenamento em tanques, por exemplo.
Dessa forma, temos uma automação que exigiria funcionários especializados trabalhando de forma manual, o que irá gerar menos custos e mais segurança para a indústria.

Vantagens da telemetria industrial – Quais são elas?

De fato, conseguir medir e rastrear processos de forma remota é uma forma bem eficaz de evitar prejuízos e de economizar, como falamos mais acima. Separamos mais algumas vantagens nesse tipo de processo para indústrias:

Facilidade: Comandar é muito mais fácil quando trabalhamos com telemetria. Os resultados são mais precisos, é muito mais rápido consultar as ferramentas e medir a produção mesmo a longas distâncias.

– Economia: Como falamos, a telemetria ajuda a diminuir o número de contratações extras que seriam necessárias para realizar esse mesmo processo de forma manual. Além disso, substituir o cabeamento por sistemas sem fio gera ainda mais economia, pois diminui as despesas com essas trocas de cabos e as falhas que eles geram. Toda a infraestrutura pode ser modificada por uma mais simples e autônoma.

– Segurança: A telemetria oferece segurança para indústrias de diversos portes, já que ela pode mostrar vários problemas que passariam despercebidos.

– Qualidade: Com um processo sempre bem acompanhado e monitorado mesmo a longas distâncias, a qualidade de toda a produção pode aumentar de forma constante.

– Fim dos prejuízos: Alguns casos de telemetria ajudam a diminuir a chance de prejuízos na indústria, exatamente devido ao acompanhamento focado e em tempo real. Dessa forma, produtos são visto de perto e possíveis falhas são previstas antes de acontecerem.

Conclusões

Embora pareça um assunto complicado de início, a telemetria em si é bem simples de ser praticada depois de instalada. Sugerimos que você procure um profissional da área para garantir que toda a automação funcione corretamente.

Em geral, o investimento sem fio costuma ser único, aliado à uma manutenção bem mais econômica que os cabos exigiam, o que faz com que seja possível ter um serviço de telemetria em indústrias de todos os portes – mesmo as menores que estão iniciando com esse tipo de processo mais sofisticado.
 
Você já pensou em implantar um sistema de telemetria no seu negócio? Descubra mais sobre telemetria: como usar rádio na automação industrial

Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

 

Leave A Comment

Send this to a friend