O que é o sistema SCADA

Desde a segunda metade do século XVIII o homem tem avançado no desenvolvimento industrial, tentando alcançar novas tecnologias e evoluindo no campo da automação. Por isso, a necessidade de aumento da performance e da produtividade das instituições reforça cada vez mais a procura por novas ferramentas. Dessa forma, a aplicação do sistema SCADA surge para ajudar as empresas a conquistarem metas satisfatórias no negócio.

Ficou curioso? Você sabe o que é o sistema SCADA e quais as vantagens de investir na ferramenta? Então, continue a leitura e descubra!

O que é sistema SCADA?

Os sistemas supervisórios começaram a ser utilizados no começo dos anos 80, quando os computadores ainda não tinham tanto poder computacional para plataformas de hardware. Assim, eles só eram encontrados em projetos sofisticados que necessitavam de maior fiscalização, como de energia e petróleo.

Com a evolução das máquinas, o custo de instalação de softwares SCADA se tornou cada vez menor, motivando o surgimento de diversas empresas especializadas na ferramenta.

Para resumir, o SCADA — ou Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados — é um sistema que utiliza um software visando monitorar e controlar variáveis e dispositivos de um processo.

Quais são os equipamentos necessários?

Para que o sistema consiga monitorar e controlar a planta, são necessários servidores, drivers de comunicação, sensores e atuadores conectados ao processo. Assim, o supervisório capta e armazena vários dados do processo, gerando, por exemplo, telas ou gráficos que entregam informações da automação industrial.

Os CLPs, ou controladores lógicos programáveis, são essenciais ao conjunto desse sistema. Os sensores, conectados fisicamente aos equipamentos, fazem a leitura de alguma variável de processo. Os controladores armazenam instruções e funções de lógica específicas. Eles podem alterar as condições dos atuadores do processo através dessas instruções ou de comandos que o operário faz utilizando o SCADA.

Alguns dos dados que podem ser visualizados e controlados na automação industrial são:

  • temperatura;

  • pressão;

  • umidade;

  • nível;

  • peso;

  • vazão;

  • tensão;

  • corrente.

A planta que será controlada pode ser industrial, residencial (domótica) ou uma interface de IoT (Internet das Coisas)

Quais as possibilidades de uso do SCADA?

Telas sinóticas

Através dessas telas que é possível operarmos ou monitorarmos o sistema. As telas devem ser planejadas conforme o processo, pois será a representação dele, e as necessidades de entradas e saídas. São provavelmente os elementos mais importantes do conjunto, pois a forma como são construídas podem facilitar a vida do usuário ou operador.

Alarmes

Os supervisórios podem ser configurados para reproduzir alarmes visuais ou sonoros sempre que uma variável do processo estiver fora dos padrões predefinidos. Eles podem ser apresentados através de animações, pop-ups ou tabelas.

Relatórios

Os relatórios são responsáveis por exibir de forma mais clara as informações armazenadas nos bancos de dados através do SCADA ou de outras aplicações. Eles contém diferentes tipos de gráficos e tabelas e listam, por exemplo:

  • históricos de alarmes durante um determinado período de tempo escolhida pelo operador;

  • os últimos usuários que acessaram ou modificaram a aplicação;

  • as alterações das variáveis de processo durante uma faixa de tempo.

Históricos

Diferente dos relatórios, os históricos são responsáveis por armazenar todos os valores das tags no tempo, e não somente quando elas mudam de valor. É esperado que nessa funcionalidade você possa consultar um conjunto de valores e informações associados a cada momento de registro.

Gostou do nosso post sobre aplicação do sistema SCADA? Está interessado em conhecer mais sobre o assunto? Então, confira o que são sistemas supervisórios e quais as vantagens de sua utilização. Até a próxima!

Quer ganhar mais produtividade? Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

 

Leave A Comment

Send this to a friend