O que é CLP e quais são suas vantagens?

Desde a revolução industrial no século XVIII, a indústria vem sofrendo transformações constantes, como a mecanização e a modernização das atividades. Esse avanço mostra que estamos em direção a otimização da capacidade produtiva, da qualidade e da redução de perdas de recursos.

Abrangendo diferentes aplicações, o CLP, ou PLC em inglês, tornou-se a principal ferramenta para o crescimento e melhoria da automação industrial. Se você trabalha nesse ramo, é improvável que nunca tenha escutado algo sobre esse dispositivo ou sobre sua facilidade de implementação.

Leia nosso post e fique por dentro sobre o que é CLP e as vantagens de adquiri-lo na sua empresa. Confira:

O que é CLP?

Um Controlador Lógico Programável é uma espécie de computador digital que substitui painéis de relés para a automação de tarefas e processos.

Na década de 60, o setor automobilístico sofria com a ociosidade e a baixa produtividade gerada pelo uso de grandes painéis elétricos. Esses eram responsáveis pela lógica de controle da produção. Na época, era necessário que fossem substituídos por outro recurso que executasse controles baseados em lógicas combinacional e sequencial.

Assim, a montadora americana GM (General Motors) desenvolveu o primeiro projeto de CLP, voltado aos processos da sua linha de montagem. Com a evolução das tecnologias eletrônicas, rapidamente os CLPs foram difundidos e se tornaram essenciais para as linhas de produção.

Porque adquirir um CLP?

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é o CLP, conheça o porquê você deve investir nessa solução:

São de fácil configuração e programação

O controlador é composto por:

  • central de processamento;

  • cartões de entrada;

  • cartões de saída;

  • fonte de energia;

  • barramento.

Pelo fato de ser modular, é possível trocar ou adicionar módulos de entrada e saída de forma que atenda as necessidades do seu projeto.

Ladder, bloco de funções e texto estruturado são algumas das linguagens de programação dos controladores. De fácil aprendizagem e ampla utilização, elas facilitam a construção de uma lógica de controle simples para funções complexas quando realizadas através de relés.

Podem ser controlados à distância

Algumas atividades industriais são arriscadas se manipuladas por um operário, e os CLPs podem ser incorporados a esses ambientes extremos. Sendo manipulados de forma remota, eles previnem que funcionários estejam expostos a riscos desnecessários, garantindo a segurança de todos.

Se vários controladores estiverem conectados, mantendo uma comunicação ativa entre si, várias tarefas serão monitoradas, tornando-se cada vez mais seguras.

Os lucros aumentam

Quando pensamos na possibilidade de automatizar um sistema, podemos erroneamente ter a ideia de que será caro e complexo. Porém, a implantação dessa solução tem vantagens que a tornam barata, elevando a produtividade.

Painéis de relés demandam tempo considerável para atualizações, uma vez que grande parte da fiação precisa ser modificada nessas situações. Outro problema são as constantes quebras mecânicas e aquecimento excessivo dos componentes. A instalação do controlador lógico programável traz redução de custos em manutenções, pois são robustos e altamente resistentes.

Aumentam a precisão dos processos

Um dos principais benefícios alcançado com a automação industrial é a precisão na produção em grande escala. Todas as variáveis envolvidas nos processos são medidas pelo computador principal, garantindo essa precisão e desempenho.

De modo que o rigor seja mantido, o sistema dispõe de diferentes sensores e processadores que monitoram de todo o processo e enviam essas informações ao CLP. Assim, as probabilidades de falhas são reduzidas ao máximo.

Podemos concluir que o uso de um CLP pode gerar economia, menos manutenção e mais qualidade da produção. É importante que ele seja adquirido e implantado através de empresas especializadas em automação de processos industriais. Assim, você terá um CLP bem dimensionado à sua necessidade.

Agora que você já sabe o que é CLP, siga os nossos perfis no FacebookInstagramLinkedin e Twitter para ficar por dentro dos nossos conteúdos exclusivos!

By | 2018-03-10T11:51:58-03:00 3 de fevereiro de 2018|Categories: Automação industrial|Tags: , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend