CLP de baixo custo – Tudo que você precisa saber!

Quando pensamos em automação industrial e em formas para otimizar esse processo, como é o caso dos CLP, pensamos logo que o custo será muito elevado.
Porém, no mercado atual há opções mais baratas e que não necessariamente têm baixa qualidade. Para que você possa diferenciar um CLP de baixo custo de um CLP ruim, vamos dar algumas dicas essenciais no texto de hoje. Confira tudo que separamos mais abaixo!

O que é um CLP?

Antes de mais nada, precisamos explicar um CLP. Essa sigla quer dizer “Controlador Lógico Programável”. Você poderá encontrar em Inglês a expressão PLC, que tem a mesma tradução literal.
Basicamente, estamos falando aqui de uma espécie de computador, que será responsável por controlar as tarefas e processos da sua máquina. Vamos dar um exemplo básico:

  • Imagine uma montadora de carros. Elas possuem aqueles elevadores gigantescos que depositam os carros nos locais corretos. O CLP é o responsável por fazer isso de forma automática. Como a máquina sabe qual a hora de parar de subir ou qual o momento de depositar o veículo? O controlador é programável e controla todas essas informações básicas com o uso de sensores.

CLP – Facilidade e rapidez

As grandes vantagens de ter um CLP de qualidade é garantir que você terá acesso à uma opção fácil de programar e que irá automatizar seus processos de uma maneira simples.
Além disso, os CLPs podem ser controlados à distância, permitindo um processo muito mais alinhado e percebível pelo responsável do setor.

CLP de baixo custo – É possível?

Vamos ser honestos: a automação industrial costuma ter um custo muito alto, especialmente quando falamos de produtos tão importantes quanto os CLPs. Nós da EngProcess temos algumas opções mais econômicas incluindo os painéis, que variam de R$12.000 a R$ 25.000.
Embora com um preço baixo, nossos produtos são de alta qualidade e se adequam às necessidades de cada empresa.

O que um CLP de baixo custo deve ter?

Independente de onde você compre o seu CLP, alguns itens devem ser pensados com muito cuidado para evitar que haja dinheiro perdido. Vamos entender melhor:

  • Hardware modular: O Hardware modular é fundamental para um CLP de boa qualidade. Os módulos que podem ser trocados ou adicionados promovem mais flexibilidade aos seus projetos, se adequando a diversos tipos de empresas.
  • Marca: A marca do seu CLP também deve ser levada em conta. Nós trabalhamos com uma das líderes do mercado, que é a Rockwell. Antes de comprar o seu CLP, indicamos que faça uma pesquisa prévia sobre marcas e entenda melhor como elas interferem na qualidade do produto que está adquirindo.
  • Atendimento da empresa responsável: Ter um canal de atendimento aberto é muito importante para garantir que o seu CLP seja trocado em caso de problemas e também que o painel ideal seja escolhido. Dependendo do tamanho da sua empresa, uma opção menos custosa já atende suas necessidades.

Vantagens de ter um CLP

Ter um CLP de baixo custo é sempre uma vantagem que irá fazer com que suas operações melhorem – e muito. Separamos alguns dos motivos que fazem esse investimento valer a pena. Confira:

  • Retorno sobre o investimento: Você investe e tem retorno. O CLP é muito mais simples de utilizar do que os antigos painéis de relés, que demandam atualizações longas. Dessa forma, elas tornam a sua produção mais lenta e evita que o lucro apareça. Os CLPS diminuem esse problema e aumentam o lucro. Logo o preço investido já é retornado.
  • Diminuição de falhas: Ainda na questão do lucro, as falhas são infinitamente menores quando temos um CLP em ação. Com menos falhas, há menos desperdício e um processo bem melhor. dessa forma, a empresa lucra mais e produz mais.

Gostou das nossas dicas de CLP de baixo custo? Quem disse que melhorar a sua produção seria caro e trabalhoso? Procure nossa equipe e veja as opções que temos disponíveis!

Leave A Comment

Send this to a friend