Manutenção de equipamentos: como manter tudo funcionando?

Com a automação se tornando peça principal para garantir a competitividade no setor industrial, a manutenção de equipamentos ganha a atenção dos profissionais da área.

Se a sua empresa ainda tem problemas em manter tudo funcionando de forma eficiente, nós preparamos este artigo para ajudar você a entender a importância do tema e conhecer dicas que podem facilitar o seu trabalho. Confira!

A importância da manutenção de equipamentos para a indústria

A modernização cada vez mais rápida de maquinário, processos e sistemas trazem preocupações crescentes quanto à manutenção de equipamentos responsáveis por toda a operação industrial. Isso acontece porque o bom funcionamento da infraestrutura afeta diretamente a produtividade do negócio.

Ou seja, a manutenção de equipamentos é uma questão de sobrevivência para uma empresa. Além disso, ela também evita o desperdício de tempo e dinheiro com inatividade ou subutilização. O responsável por essa área tem um papel estratégico dentro da operação e precisa de planejamento e práticas de gestão para lidar com essa importante função.

A manutenção preventiva como foco estratégico

A manutenção preventiva está no centro dessa questão. O bom gerenciamento de equipamentos, incluindo a coleta e análise de dados para verificação de performance, é uma forma de diminuir prejuízos tais como:

  • tempo parado;
  • atraso de produção;
  • custos altos no conserto e troca de peças.

Como uma pessoa precisa fazer um check-up periódico para se precaver contra doenças, a saúde de uma empresa também tem a ver com ações preventivas. O monitoramento constante aumenta a vida útil da estrutura, economiza no tempo de atualização dos equipamentos e dá mais ferramentas ao responsável para otimizar o que ele tem em mãos.

As dicas para uma manutenção preventiva mais eficiente

Mas como aumentar a eficiência da manutenção preventiva sem ter que investir muito ou contratar mais? A produtividade do maquinário industrial está ligada mais à organização e ao controle de um bom gestor do que a uma injeção mal planejada de dinheiro. Veja as principais dicas:

Implementação

Uma boa manutenção começa desde a compra e implementação de equipamentos dentro da indústria. O principal ponto é levantar informações sobre a demanda atual da empresa, e o que se espera de crescimento para o futuro. A partir daí, é preciso criar um projeto adequado e definir que maquinário pode atender às suas necessidades durante o maior tempo possível.

Automação

Boa parte desse planejamento deve estar relacionado à automação tanto dos processos que envolvem a infraestrutura quanto da coleta e análise de dados sobre performance.

Automatizar a parte administrativa relacionada à produção — e não apenas o chão de fábrica — é crescentemente indispensável para negócios que buscam competitividade no mercado. A manutenção correta, capaz de otimizar a produtividade (conectada a um sistema centralizado de gerenciamento) pode ser a chave para ganhar vantagem quanto à concorrência.

Gerenciamento remoto

Falando em gerenciamento de manutenção, a operação remota já é a grande aposta da manutenção preventiva para as indústrias em um futuro próximo. Usando sistemas disponíveis remotamente, o responsável por manter o maquinário tem na palma da mão, a qualquer hora e lugar, informações importantes sobre seus equipamentos como:

  • nível de performance;
  • saúde e possíveis alertas;
  • paradas e eventos críticos.

Esse tipo de abordagem permite a criação de rotinas de manutenção mais flexíveis, além de uma resposta muito mais rápida ao mal funcionamento repentino de qualquer parte da estrutura.

Vendo essas dicas, fica claro que a manutenção de equipamentos hoje, além de muito importante para a produtividade de uma empresa, precisa de planejamento, inteligência e aplicação de tecnologia no gerenciamento, para chegar a um nível ótimo.

E, se você gostou das dicas e quer se manter informado sobre automação e manutenção de equipamentos industriais, venha nos seguir nas redes sociais: esperamos por você no FacebookTwitter, Linkedin e no Instagram

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

 

By | 2017-11-03T11:50:02-02:00 28 de outubro de 2017|Categories: Gestão|Tags: , , , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend