O que é andon e qual a sua importância para a indústria

A Ford criou a linha de montagem e a Toyota aperfeiçoou o sistema de produção industrial. Assim, o Sistema Toyota de Produção, por sua reconhecida eficiência, passou a ser adotado por inúmeras indústrias no mundo todo.

Nesse sentido, são diversos os aspectos da gestão de processos desenvolvidos pela gigante japonesa. Destacam-se aqueles relacionados ao enxugamento, à eliminação de desperdícios e à imediata solução dos problemas surgidos em uma linha de montagem.

Continue neste post para conhecer o andon e entender a sua importância para a indústria. Boa leitura!

O que é andon?

Andon significa “lâmpada” ou “lanterna japonesa”. Na verdade, é uma ferramenta cuja função é fazer a gestão de resultados, assim como de ocorrências em uma linha de produção.

Por sua vez, sua importância maior está na capacidade de detectar e sinalizar alguma anormalidade no processo industrial. Para esse fim, o andon pode ser constituído por quadros ou sinalizadores visuais e sonoros, por exemplo, em uma linha de montagem qualquer.

Desse modo, por meio de um sistema de sons e um código de cores, o andon sinaliza para o operador a existência de alguma falha. Este, então, pode intervir imediatamente paralisando o processo. A partir da intervenção, o andon também sinaliza essa parada. Assim, pode ser solicitada a manutenção necessária ou a presença de engenheiros mais especializados para promover a identificação e correção da irregularidade.

Em que modelo de gestão se encaixa?

Como se viu, o andon é uma das ferramentas essenciais do Lean Manufacturing, originário do conhecido Sistema Toyota de Produção. A essência desse sistema é a eliminação de desperdícios com melhoria na qualidade e redução no tempo e no custo de produção.

Assim, o andon se caracteriza pela possibilidade de identificar, parar, notificar as anormalidades e permitir a correção da falha no processo. Por outro lado, também pode notificar uma parada provocada pelo atingimento ou alcance de uma meta de produção estabelecida.

Com isso, o andon é aplicável em qualquer linha de produção, em especial em um ambiente Lean, com visão sistêmica do processo, ambiente limpo, organizado e com trabalho padronizado. Nessas condições, consegue mostrar a situação da manufatura em toda fábrica em que estiver implantado.

Quais os seus principais usos na indústria?

O andon permite sua utilização em diversos setores da indústria, em especial:

  • na fabricação, em linhas de montagem;
  • no gerenciamento de estoque de materiais e produtos;
  • na armazenagem em geral;
  • no sistema picking (recolhimento e separação de pedidos de categorias e quantidades diferentes);
  • nos setores de recebimento e expedição.

Quais os seus benefícios?

Nos ambientes industriais, o andon oferece benefícios como:

  • fornecimento de um sistema de alerta para sinalização de falhas no processo: mantem o operador informado das condições da linha;
  • disponibilidade de parada do processo: permite ao operador intervir na linha, sinalizando para a equipe de manutenção quando ocorrerem anormalidades;
  • otimização do tempo com intervenções imediatas: reduz o desgaste do operador com monitoramento e aumenta a produtividade;
  • melhoria contínua: permite a construção de uma série histórica por meio do registro dos alertas emitidos;
  • redução de custos e de erros associados à coleta e entrada de dados manualmente: permite automatizar essas operações.

Assim como a indústria moderna, que evolui e implanta ferramentas que aprimoram sua eficiência produtiva, você também pode adotar as mesmas soluções em sua empresa e ganhar muito no desempenho.

Conheça mais sobre o sistema andon e as soluções que podem ser adotadas para melhoria e redução dos custos de sua produção. Até a próxima!

Quer ganhar mais produtividade? Baixe agora o eBook gratuito e saiba por onde começar a implantação da indústria 4.0

ebook estratégias da implantação da indústria 4.0

 

By | 2018-04-14T20:06:36-03:00 14 de abril de 2018|Categories: Gestão|Tags: , , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend