Você provavelmente já ouviu falar em sistema ERP, mas sabia que ele pode ser uma solução ainda mais eficiente dentro da indústria?

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto, venha conhecer mais a fundo o que é ERP, quais seus benefícios e como integrá-lo a um projeto de engenharia de automação é o caminho mais rápido para o crescimento no mercado.

O que é um sistema ERP

Para entender essa relação entre sistema ERP e automação, primeiro é preciso conhecer melhor o que é um sistema ERP. A sigla para Enterprise Resource Planning (ou Planejamento de Recurso Corportativo, em português) diz respeito a qualquer sistema de informação que organize dados e processos empresariais em um único local gerenciável.

Quando se fala em sistema ERP, geralmente refere-se ao software que centraliza e automatiza a coleta e controle de dados, divido em três camadas:

  • a camada de interface, na qual o usuário interage, visualiza dados e gera relatórios;
  • a camada de processamento lógico, onde todos os dados da empresa são coletados e processados;
  • a camada de armazenagem, que organiza e indexa as informações para que o gerente responsável tenha sempre acesso rápido ao desempenho industrial.

Quais os benefícios do ERP para indústrias

A implementação de sistemas ERP tornou-se uma tendência mundial não só pela praticidade na coleta de dados, mas pelaa vantagem estratégica que a solução traz para indústrias de todas as áreas:

Otimização produtiva

Um dos maiores desafios da industria 4.0 é usar inteligência de negócio para extrair o máximo da estrutura que se tem em mãos, seja o equipamento no chão de fábrica ou processos administrativos.

Softwares ERP oferecem o insight que gestores precisam para atingir este objetivo: fazer mais com os mesmos recursos, ainda mais se integrados com a engenharia de automação.

Integração entre setores

Falando em setores produtivos e administrativos, a integração entre esses departamentos é uma fonte de redução de custos, agilidade de processos e competitividade no mercado.

Quanto mais rápida e eficiente for a comunicação entre essas áreas e o compartilhamento de dados, mais fácil fica ajustar processos, automatizar tarefas e executar novos planos de produção.

Controle estratégico

Tudo isso é possível através da boa implementação de um sistema ERP. Um software especializado permite que a empresa gere indicadores importantes sobre a produção, fornecimento, logística e finanças, tudo isso em uma central intuitiva e com várias ferramentas comparativas.

O ERP traz ao gerente uma visão mais completa de processos e poder para reconfigurá-los sempre que julgar necessário.

A importância do sistema ERP na automação industrial

Dentro das indústrias, o sistema ERP atinge seu máximo potencial quando integrado à engenharia de automação . Além de gerar a base para centralizar o controle de instrumentação de campo, ele se torna uma ferramenta poderosa para medir resultados e identificar possíveis ajustes.

As fábricas inteligentes da indústria 4.0 têm como principal característica a habilidade de se reconfigurar e adaptar o sistema de produção às necessidades do mercado. Enquanto a automação leva à fragmentação de processos para atingir essa flexibilidade, o software ERP é o responsável por gerenciar e integrar tantos sistemas em um ambiente único — eficiente, otimizado e nas mãos do profissional.

Você ficou interessado em saber mais sobre como o sistema ERP pode se integrar ao seu projeto de automação para aumentar a produtividade da sua empresa? Então entre em contato com a EngProcess! Nós temos as melhores ferramentas para centralizar e potencializar o controle industrial.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…