Veja os 3 benefícios do programa 5s de gestão

Que estamos em tempos de crises todos sabemos, certo? Nesse cenário, manter-se atualizado é fundamental para que os negócios possam ser gerenciados da melhor maneira, sem perdas e com aumento da produtividade.

A filosofia Lean Manufacturing, traduzida como manufatura enxuta, é um sistema que visa à redução de desperdícios, à melhora da qualidade e à redução do custo de produção na indústria. A principal ferramenta lean chama-se programa 5s.

Quer saber o que significa e mais três benefícios dessa ferramenta? Continue a leitura!

O que é o programa 5s?

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão tentava se reerguer da derrota sofrida. A indústria japonesa precisava fomentar seus produtos, tornando-os competitivos na Europa e nos Estados Unidos. Eles precisavam ter preços mais baixos e qualidade igual ou maior do que os outros.

A metodologia, então, nasce dessa necessidade. O programa 5s vem, de maneira simples e eficaz, gerar processos mais enxutos, por meio da organização dos recursos que são utilizados na rotina do trabalho.

Os 5 ‘s’, ou 5 sensos, têm nomes que vêm da língua japonesa e são passos a ser seguidos. São eles:

  • Seiri (utilização) — é a primeira ação a ser tomada. Separar as ferramentas e os recursos necessários, enquanto os desnecessários podem ser descartados ou destinados a outra área;
  • Seiton (organização) — após a separação, colocar cada coisa em seu lugar. Decidir a quantidade e onde cada material deverá estar quando for necessário a algum colaborador;
  • Seiso (limpeza) — limpar e cuidar do ambiente. O importante é que essa ação seja preventiva: deve-se prestar atenção nos motivos da sujeira, de forma a gastar menos tempo limpando;
  • Seiketsu (padronização) — criar normas e padrões para as atividades e os processos de cada setor;
  • Shitsuke (disciplina) — todos ajudam a manter o ambiente organizado. Os 4 primeiros passos devem se tornar parte da cultura da empresa, sendo rotinas (e não obrigações).

Quais são seus benefícios?

Uma vez praticados os sensos, os principais benefícios são:

1. O ambiente é utilizado de forma inteligente

Ainda é cultural que as instituições mantenham documentos velhos, restos de matérias-primas ou máquinas com defeitos, mesmo que não sejam necessários, na esperança de que serão utilizados. O 5s ajuda no descarte desses itens, liberando espaço para atividades que realmente agregam valor à empresa.

2. Os processos são otimizados

Em ambientes organizados, onde os processos têm padrões bem elaborados, tudo é encontrado e realizado com rapidez e facilidade. Todos os funcionários têm conhecimento de documentos, materiais e ferramentas.

Além disso, a equipe consegue identificar os erros quando as regras não estão sendo seguidas. Não se perde tempo, os recursos não são desperdiçados, as falhas são minimizadas e a produtividade passa a aumentar.

3. Uma cultura de disciplina é estabelecida

Sabemos que não bastam ações esporádicas para aperfeiçoar a qualidade. Para a obtenção de resultados, é necessário que elas se tornem políticas da organização. O exercício da autodisciplina de cada colaborador na manutenção de um ambiente produtivo faz com que o retorno do programa seja duradouro.

Qualquer coisa que fuja da metodologia faz com que o colaborador reflita e mude antigos hábitos. Assim, ele melhora sua maneira de trabalhar de acordo com o que espera como resultado.

O programa 5s mostra-se produtivo não só no ambiente de trabalho, mas na vida pessoal de cada um. Visando à melhoria contínua, a eficiência e a eficácia podem ser conquistadas com pequenos passos.

O mais importante é que cada colaborador esteja consciente de sua responsabilidade em manter esse ciclo dos sensos, fazendo uma manutenção diária de suas atividades.

Gostou do post de hoje? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

By | 2018-03-03T12:14:47-03:00 27 de janeiro de 2018|Categories: Gestão|Tags: , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend