Instrumentos sem fio ISA100 e seu uso na indústria

Os instrumentos de medição que usam a tecnologia sem fio ISA100 estão entre os produtos lançados por grandes fabricantes da área de automação industrial como GE, Honeywell, Cisco, Flowserve, Yokogowa entre outros.

Este artigo aborda essa tecnologia e como ela beneficia as plantas industriais.

A tecnologia sem fio ISA100

A tecnologia ISA100 é orientada a objetos e assegura interoperabilidade suportando comunicação com diferentes protocolos existentes já que o protocolo ISA100 Wireless foi projetado para seguir o modelo OSI (Interconexão de Sistemas Abertos), o que permite que o legado existente de instrumentos sem fio, que usam o modelo OSI, possa ser mantido. O protocolo ISA100 Wireless é capaz de suportar uma grande variedade de produtos sem fio independentemente do fabricante ou protocolo, na mesma rede sem fio sem perda de funcionalidade.

Os instrumentos que usam essa tecnologia são certificados pelo ISA100 Wireless Compliance Institute assim como ocorre com os instrumentos WirelessHART que seguem as especificações elaboradas pela HART Communications Foundation.

A Yokogawa recentemente saiu como um forte defensor da tecnologia ISA100 Wireless como base para sua abordagem Wireless Anywhere nas arquiteturas de automação industrial. A Honeywell Process Solutions anunciou a disponibilidade do seu OneWireless Network Release 210, que inclui o fornecimento de um gateway com interface do usuário, tornado possível pelo uso desse padrão.

Segundo Ray Rogowski, diretor de marketing global da Wireless da Honeywell  “A tecnologia sem fio está transformando a paisagem industrial e estamos tentando tornar ainda mais fácil para usuários finais implantar e usar essa tecnologia, com o OneWireless Release 210, os usuários podem se beneficiar da flexibilidade e escalabilidade oferecida pelo padrão ISA100, mantendo alto desempenho e confiabilidade”.

O objetivo desse artigo não é abordar com mais profundidade dados técnicos, porém estamos à disposição para conversar sobre essa tecnologia, para isso, entre em contato com a gente.

Gostou do post? Continue nos acompanhando, sempre temos novidades, siga os nossos perfis no FacebookInstagramLinkedin e Twitter  e assine a nossa Newsletter para ficar por dentro dos nossos conteúdos exclusivos!

By | 2018-03-03T11:45:03-03:00 17 de fevereiro de 2018|Categories: Tendências|Tags: , , , , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend