Automação industrial – como ela ajuda no aumento da produtividade?

Você sabe o que é automação industrial? Talvez a primeira coisa que lhe venda a mente ao quando citamos esse termo seja a revolução industrial, máquinas “roubando” o emprego das pessoas com o uso de robôs.

No século XVII, o homem já caminhava no sentido da automação, através das mudanças do processo artesanal pelo industrial. Embora esteja ganhando corpo agora, o termo surgiu na década de 50, quando surgiu a descrição da movimentação automática de materiais.

Quer saber o que exatamente é automação industrial e as suas principais vantagens? Continue a leitura e descubra.

O que é automação industrial

Em termos simples, podemos dizer que automação industrial é quando são aplicadas técnicas, equipamentos, softwares ou o conjunto deles, em um processo industrial ou em uma máquina, com o fim de aumentar a produção e a eficiência.

Esses processos geram redução de custos de energia e matéria-prima, tornam os processos menos poluentes ao meio ambiente, oferecem melhores condições de segurança, material e de processos.

Entretanto, empresários de pequeno e médio porte, em especial no Brasil, devido as dificuldades tecnológicas e altos custos de importação, pensam duas vezes antes de automatizar seus processos industriais, porém os custos de equipamentos de automação industrial tem caído bastante nos últimos anos.

Veja agora 6 formas de como a automação industrial pode reduzir os custos da sua empresa.

1. Aumento da produtividade

Com a automação, muitos processos que eram realizados manualmente, passaram a ser feitos por máquinas. Além da autonomia da máquina, com velocidade e precisão, a máquina não tem as limitações de um ser humano, não fica doente, entre outras coisas. Sendo a manutenção um passo fundamental para a eficiência das mesmas.

2. Melhoria da qualidade do produto

A máquina faz repetidas funções sem a perda de qualidade do produto final. Uma vez programada e calibrada, a máquina trabalhará sem preocupações com vida pessoal ou doenças como um funcionário humano. Não é mesmo?

Quanto melhor a qualidade do produto, menor será a briga por preço e maiores os lucros.

3. Menos desperdício e equipe enxuta

A redução de custos está relacionada a um menor desperdício de materiais e a redução de funcionários no processo produtivo.

A máquina necessita apenas de revisão periódica e energia elétrica para seu funcionamento. Possui gastos pontuais, sendo seu custo-benefício calculado pela quantidade produzida e velocidade na produção ajuda na redução de custos por produto.

4. Segurança aos colaboradores

A automação industrial permite que um complexo industrial seja monitorado 24 horas por dia, 7 dias da semana, através de alertas e sensores sonoros nos processos industriais, avisando sobre qualquer irregularidade. Alertas de perigo podem ser emitidos aos funcionários reduzindo riscos e fatalidades.

Sendo assim, ganhamos velocidade na tomada de decisão, reduzindo prejuízos e danos que não conseguiriam ser evitados por um homem no processo produtivo.

5. Aumento da eficiência das máquinas

A adoção de uma solução OEE completa que integra em tempo real os dados de disponibilidade, performance e qualidade dos equipamentos a softwares de gerenciamento de produtividade, leva a uma série de vantagens, entre elas a redução de perdas com baixa produtividade, e consequentemente o aumento da eficiência das máquinas, o que torna possível aumentar a produção sem comprar novos equipamentos.

6. Poder de negociação

Com a automação industrial você tem maior produção, menor custo de produção e maior qualidade. Isso permite clareza em prazos de produção e entrega, armas que podem ser fundamentais para negociar vendas por volume ou balancear produção, reduzindo os custos.

A automação industrial é muito mais do que modernizar os processos, ela é a certeza de que sua empresa seguirá processos padronizados, aumentará a produção, reduzirá custos e será uma aliada dos operadores, identificando falhas, gerando um diagnóstico preciso e prevenindo acidentes.

E você o que acha da automação industrial? Deixe abaixo o seu comentário.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-12-30T11:38:24-02:00 24 de fevereiro de 2017|Categories: Automação industrial|Tags: , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend