Automação industrial: quais são os benefícios?

O mercado vem crescendo cada vez mais, fazendo com que empreendedores tenham que se adaptar, para manter sua competitividade diante da concorrência. Para lidar com isso, práticas que otimizam a produção têm se tornado cada vez mais comuns, auxiliando as companhias no aumento da produtividade e na redução de custos. A automação industrial é uma das maiores aliadas para aqueles que pretendem desenvolver uma empresa sólida e atrair clientes. Então, é bom estar por dentro do assunto!

Por ter mostrado muitos efeitos, essa prática é cada vez mais popular, e há vários setores do mercado que já a aplicam. O setor automobilístico é um exemplo de sucesso, sendo um dos maiores do mundo. É uma implementação estratégica que, usada da maneira correta, pode ajudar no aumento de produtividade e redução de custos.

Como implementar a automação?

Para fazer uma implementação correta, é importante realizar um planejamento adequado. Comece analisando seu contexto, suas necessidades e os pontos-chaves que vão obter mais retorno com a automação. Defina objetivos iniciais e, em seguida, trace caminhos para chegar a essas metas.

Quais as vantagens da automação industrial?

O sistema de automação industrial é capaz de controlar qualquer tipo de produção de indústrias. Ele pode, portanto, auxiliar sua empresa, ao ser aplicado às diversas etapas na linha de produção. Entre os benefícios proporcionados, podemos citar como alguns dos principais:

Aumento de produtividade

Uma das maiores demandas da atualidade em empresas é aumentar a produtividade para gerar mais lucro. A automação fornece condições para ampliar o ciclo de produção com maior eficiência e precisão em menor tempo, além de permitir que os processos repetitivos tenham todos a mesma qualidade.

A adoção de uma solução OEE completa que integra em tempo real o chão de fábrica a softwares de gerenciamento de produtividade em nuvem, leva a uma série de vantagens, entre elas a redução de perdas com baixa produtividade e consequente aumento da produção usando os equipamentos já existentes.

Redução de gastos

Sistemas automatizados consistem em um investimento com alto índice de retorno e, uma vez aplicados, têm uma manutenção periódica de baixo custo relativo. Além disso, visto que — em sua maioria — substituem a mão de obra humana, fazem com que os gastos com pessoal sejam drasticamente reduzidos

Qualidade dos processos

Estar preocupado com o que cada setor da empresa entrega é importante. A automação aumenta consideravelmente a eficiência dos processos, uma vez que as máquinas já estão programadas para fazer o serviço a elas atribuído de forma repetitiva e contínua, sem prejuízo ou variações nos índices de qualidade. Assim, a chance de haver erros é drasticamente reduzida, gerando um produto final padronizado.

Vantagem no mercado

Oferecer seus produtos em larga escala — com uma produtividade acima da média, baixos custos e alta qualidade —, por si só, já mostra a vantagem competitiva alcançada com a automação industrial. São pontos importantes, que fazem a empresa se destacar e atrair cada vez mais clientes, fidelizando-os e melhorando a imagem da sua companhia.

Acompanhamento do processo

Um sistema automatizado permite que o colaborador consiga acompanhar todas as fases do processo de maneira simples. Saber a temperatura de cada máquina, a velocidade de produção, os gastos e até controlar certas funções de maneira remota são práticas que permitem um controle melhor do que está sendo feito.

Qual a importância da inovação para uma empresa?

Fazer um bom planejamento para aplicar a automação industrial na empresa traz diversos benefícios a curto e longo prazo. Melhorar sua produção e ter um retorno financeiro mais rápido, por exemplo, são objetivos de toda empresa que quer crescer no mercado, e isso pode ser alcançado, ao se oferecer um serviço preciso, rápido e de qualidade, demonstrando interesse em satisfazer seu cliente.

A sua empresa possui setores automatizados, ou você está buscando informações para poder implantar esse sistema? Curta nossa página no Facebook, e fique por dentro de várias dicas que podem ajudá-lo a alavancar seus negócios!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-07-07T21:02:14-03:00 19 de janeiro de 2017|Categories: Gestão|Tags: , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend