Desperdício na empresa – saiba como eliminar

Em tempos de crise na economia brasileira, as organizações buscam reduzir os custos para se manterem vivas no mercado. Por isso, diminuir os desperdícios na sua empresa é uma excelente alternativa para atingir esse objetivo.

Como gestor, é essencial que você conheça todos os processos internos e identifique quais são as atividades que resultam em perdas mais graves e recorrentes para, dessa forma, criar soluções preventivas.

Quer diminuir de vez os desperdícios na sua empresa? Então confira as dicas que separamos para você!

Elimine os defeitos na produção

Os defeitos de produção geram custos muito altos para a organização e prejudicam a produtividade. O retrabalho faz com que o gasto de matéria-prima seja maior e pode, inclusive, comprometer o estoque e o planejamento da produção.

O gestor deve realizar um diagnóstico dos procedimentos para identificar as oportunidades, criar um plano de ação eficiente e treinar a equipe até que o nível de defeitos esteja dentro do ideal.

Renegocie contratos

O desperdício engloba mais do que a matéria-prima: o capital utilizado incorretamente reduz a capacidade de investimento de uma empresa e freia seu crescimento. Por isso é tão importante renegociar os contratos e definir um bom preço com o fornecedor.

Se o volume de compras em seu empreendimento é muito grande, o ideal é ter um setor — ou uma pessoa, pelo menos — especializado em fazer análise, negociar preços e datas e encontrar produtos substitutos de menor valor que não comprometam a qualidade do produto.

Produza só o necessário

A superprodução é uma das formas de desperdício mais encontradas nas organizações. Esse erro é normalmente causado pela falta de planejamento da produção e pela análise equivocada das tendências de venda.

O excesso de mercadorias contribui para o uso e compra incorreta dos insumos, materiais, equipamentos e até mesmo do quadro de funcionários, fazendo com que a empresa invista mais do que o necessário e não obtenha o retorno esperado.

Sendo assim, a nossa dica é: fique atento ao planejamento e análise dos relatórios de venda para não correr o risco dos produtos excederem o prazo de validade e gerar mais custos na gestão de estoque.

Invista em uma boa gestão de estoque

Você já parou para pensar no quanto você gasta para manter o estoque sempre cheio? Além do custo de armazenamento, você ainda corre o risco de perder mercadorias por causa do prazo de validade, estocagem inadequada ou desvios dos funcionários.

Não se esqueça que ainda existe o gasto com o aluguel de um local extra, quando a produção excede o espaço de armazenamento, e é necessário o investir mais do que se sua empresa estivesse operando no nível ideal.

A dica para resolver esse problema é focar no planejamento de produção e ter uma gestão de estoque eficiente, capaz de lidar com os níveis adequados, organização, limpeza e treinamento de pessoal para evitar desperdícios por negligência.

Reduza as contas de consumo

Por representarem custos relativamente menores, se comparados aos salários de funcionários, pagamento de fornecedores e aluguel, as contas de consumo acabam sendo esquecidas no momento de conter os gastos.

No caso da água, por exemplo, é preciso realizar ações de detecção e reparo de vazamentos. Também pode ser implantada uma política de reaproveitamento. Já a telefonia pode ser consideravelmente reduzida, aproveitando a tecnologia disponível — como VoIP.

Por fim, a energia, que é uma grande vilã, pode ser poupada a partir da instalação de sensores de presença, manutenção e configuração adequada dos equipamentos, aproveitamento da energia solar, uso de cores claras nos ambientes etc.

O que você achou das nossas dicas para eliminar o desperdício na empresa? Quer ficar por dentro de mais conteúdos importantes como esse? Então siga-nos nas redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-10-31T11:25:03-02:00 27 de março de 2017|Categories: Gestão|Tags: |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend