Você sabe o que é o sistema Andon e como ele pode ajudar sua empresa?

Gerenciar o sistema de produção de uma empresa é sempre uma tarefa difícil, independentemente do volume. Por isso, é sempre bom se apoiar em uma tecnologia para tornar o trabalho mais fácil. E o sistema Andon é uma ótima opção para o negócio.

Nunca ouviu falar no sistema Andon? Não se preocupe! Neste post você encontra tudo o que precisa saber. Basta conferir abaixo.

O que é o sistema Andon?

É uma das ferramentas utilizadas pelo Lean Manufacturing, que utiliza recursos como quadros e sinalizadores sonoros ou visuais. Funciona como uma alternativa de gestão à vista dos resultados e ocorrências que podem ocorrer no local de trabalho.

Utilizado nas linhas de produção, o sistema oferece a opção de a linha ser interrompida pelo operário através de um dispositivo (corda, botão etc). Abaixo, você encontra um exemplo de distribuição de luzes do sistema Andon:

  • branco: produção normal;
  • vermelho: problema de qualidade;
  • âmbar: falta de material;
  • azul: problema com alguma máquina de produção.

Origem

O sistema Andon surgiu com Sakichi Toyoda, fundador da Toyota. Após ver sua avó trabalhar exaustivamente em um tear manual e machucando os dedos, o neto inventou um tear elétrico para resolver o principal problema da produção.

Caso algum fio se partisse, todo o restante do material seria desperdiçado até que alguém percebesse a falha e reinstalasse o tear. A solução encontrada foi agregar a capacidade humana de detectar o problema e interromper o processo.

Com isso, Toyoda implantou a invenção em sua fábrica e até os dias de hoje é um dos pilares do famoso Sistema Toyota de Produção.

Quais os benefícios do sistema?

Aumenta a produtividade

O sistema é utilizado pelos operadores ou pelo equipamento da linha de produção para sinalizar alguma falha no processo e para indicar a produtividade. Em caso de problemas, deve ser solicitada a ajuda das pessoas responsáveis pela resolução.

Dessa forma, o colaborador tem somente o trabalho de produzir, pois o próprio sistema já ajuda a guiar e monitorar a produção, garantindo o aumento da produtividade e diminuindo o desgaste do trabalhador.

Contribui para a melhoria contínua

A empresa pode utilizar softwares para registrar os alertas produzidos pelo sistema Andon. Essa tecnologia contribui para gerar uma base histórica de informações sustentadas por gráficos, textos ou áudios.

Com base nessas informações os gestores poderão estudar, analisar e ranquear os dados para os programas de melhoria contínua e redução de custos .

Mantém o trabalhador informado

Com cada cor representando uma categoria de falha que se quer identificar, o sistema mantém o operador informado. As luzes das respectivas categorias se acendem sempre que a cadeia de produção opera fora da qualidade e da segurança padrão.

Podendo ser visto a mais de 30 metros de distância, o sistema não é utilizado somente na fabricação. Engloba também o gerenciamento de estoque, picking, armazenagem, recebimento e expedição.

Melhora o atendimento ao cliente

A partir do momento em que o funcionário consegue identificar as prioridades de produção e a coordenação de pedidos e peças são melhoradas, o cliente passa a se beneficiar com um serviço mais rápido e de qualidade.

Para se ter uma ideia, nos caminhões podem ser exibidas informações como filas, prioridades, pick-up e tempo de espera. Isso faz com que exista uma precisão maior do inventário e que a entrega seja realizada de forma correta.

Permite a adequação das metas

Como o gestor não precisará dedicar tanto tempo para o monitoramento, ele consegue investir mais tempo nas atividades de tomada de decisão estratégica, como no caso das revisões de metas.

A partir do acompanhamento em tempo real da produção e análise da produtividade da equipe, é possível realizar uma revisão automática do planejamento, acionar uma cadeia de ajuda caso necessário e adequar a meta conforme os dados obtidos.

Para quem tem interesse em aumentar a produção da empresa, é bom manter-se atualizado. A EngProcess oferece uma solução OEE em que o sistema Andon é usado para reduzir o tempo das micro-paradas e consequentemente aumentar a produção.

Qual desses benefícios do sistema Andon sua empresa precisa usufruir com maior urgência? Deixe um comentário abaixo nos contando o que achou do sistema e se você pretende aplicá-lo em sua organização.

One Comment

  1. Modesta 7 de agosto de 2018 at 02:27 - Reply

    Agradeço a recomendação. Vai experimentá-lo.

Leave A Comment

Send this to a friend