A falta de padronização em uma indústria — seja por causa do maquinário ou dos funcionários — pode impactar a linha de produção de muitas maneiras negativas. Ela causa desperdício de tempo, gargalos e atrasos na entrega final. Para evitar que isso aconteça, um conceito tem auxiliado diversas empresas: o takt time.
Essa técnica tem como objetivo dividir todo o processo de produção em partes semelhantes, a fim de manter a regularidade e melhorar a linha de produção. Com ela, fica mais fácil descobrir quais etapas precisam de ajustes para que a demanda seja atendida.
Ficou curioso? Então, pare as máquinas só por um instante e conheça os detalhes desse conceito.
Entenda o que é takt time
O termo takt time é oriundo do alemão e significa, basicamente, tempo de ciclo. Surgiu no meio musical — a palavra takt era, originalmente, usada para ditar ritmos de condução de orquestra, mas atualmente faz parte do vocabulário industrial.
O takt time é útil para indústrias que precisam manter a regularidade da produção. Seu objetivo é evitar o desperdício de tempo ou de mão de obra, seja com pausas não planejadas de máquinas ou com o acúmulo em uma etapa do processo (gargalo).
Saiba como colocá-lo em prática
O cálculo do takt time é feito dividindo o número de minutos disponíveis em um dia de trabalho pela quantidade de peças que precisam ser produzidas durante todo o expediente. Confira um exemplo prático:
Uma indústria que tenha o expediente de 480 minutos diários (8 horas) e precisa entregar 240 peças ao fim do dia, deve gastar, no máximo, 2 minutos para produzir uma única peça (480/240=2). Dessa forma, o tempo de produção deve estar próximo do takt time que é 2 minutos.
Caso uma peça seja produzida em etapas, é necessário levar em consideração a fase mais demorada do processo, veja:
Em uma fábrica de CDs, cada peça é embalada em 3 etapas:
- na primeira, o disco é inserido na capa (3 segundos);
- na segunda, o encarte é inserido (3 segundos);
- na última parte do processo, a capa é embalada (5 segundos).
Nesse caso, o takt time é de 5 segundos, que é o tempo que a peça leva para ser produzida.
Conheça os benefícios de uma produção regular
Com um takt time definido, fica mais fácil descobrir quais máquinas ou funcionários estão causando atrasos na linha de produção. Além disso, manter a regularidade durante todo o expediente nos 5 dias da semana se torna uma tarefa mais simples, já que cada um sabe o quanto precisa durante aquele período.
Outros benefícios do takt time, são:
- nivelar a produção de forma equilibrada e justa para todos os funcionários;
- identificar máquinas operando fora do padrão e que precisam de manutenção;
- evitar o desequilíbrio no estoque (tanto para mais quanto para menos);
Até o relacionamento com o cliente pode ser impactado por um takt time bem ajustado, já que com esse conceito a empresa sabe o quanto consegue entregar em um dia e, dessa forma, evita atrasos.
Ao aplicar o takt time, sua linha de produção se torna padronizada e você é capaz de aumentar a eficiência industrial em um curto período de tempo, garantindo a estabilidade produtiva.
Para receber outras dicas que podem ajudá-lo a otimizar ainda mais a sua linha de produção, assine nossa newsletter!
Deixar um comentário