Segurança da informação – saiba como ela afeta suas operações

Responda a estas perguntas: quanto da operação da sua empresa hoje depende de dados armazenados em nuvem ou localmente? Qual é a política de segurança da informação da sua empresa?

Mesmo que a resposta seja conservadora, é inevitável que o setor da indústria passe a operar exclusivamente em meios digitais e automatizados no futuro. Diante desse cenário, o grande desafio para gerentes e diretores será entender e aplicar políticas seguras para aliar otimização a confiabilidade.

Mas, para isso, primeiro é preciso entender um pouco mais sobre segurança da informação. Acompanhe:

A segurança da informação e as indústrias

As vantagens da transformação digital dentro da indústria estão revolucionando tanto a forma como as empresas operam que muitos consideram essa uma nova revolução industrial, chamada de Indústria 4.0.

Esse é um movimento global e que envolve vários conceitos de transformação digital dentro da operação de uma empresa, como integração de sistemas, uso de robótica e Internet das Coisas, além de análise de Big Data e a computação na nuvem.

São tantos benefícios que muitos profissionais pulam processos para aproveitarem as novas tecnologias sem se preocuparem com a segurança, que não difere em nada de quando arquivos eram armazenados fisicamente.

A segurança da informação é essencial na Indústria 4.0. É um conjunto de políticas, equipamentos, práticas e softwares para manter dados sensíveis protegidos de ataques externos. Ignorar esses processos é como organizar todas as informações vitais da empresa em armários dentro de uma sala e esquecer de trancar a porta.

Tendo em vista que o setor da indústria é o que mais investe em automação e otimização operacional, a segurança da informação é vital para que a saúde da empresa não fique vulnerável.

Por que as indústrias são tão visadas

O setor industrial é um dos maiores alvos para criminosos virtuais pela importância de seus dados para o negócio e o impacto no mercado caso caia na mão de pessoas mal-intencionadas:

Espionagem industrial

Indústrias competitivas possuem segredos de produção, processos, gerenciamento e logística. Não é raro que concorrentes busquem brechas de segurança para ganhar uma vantagem competitiva. O mais comum é que criminosos roubem essas informações e depois vendam para players com menos responsabilidade ética.

Valor operacional

Sim, existe um mercado paralelo para informações sigilosas e as industriais estão entre as mais valorizadas. Mas não são apenas para segredos de patentes e métodos de produção, uma vez que dados sensíveis também podem causar enormes prejuízos operacionais se comprometidos.

Um modelo muito comum de crime virtual, inclusive, é o sequestro dessas informações de forma que a produção seja paralisada, muitas vezes convencendo a empresa a pagar resgates milionários a criminosos para evitar danos irreversíveis.

A importância de criar um ambiente seguro

O ideal é que a sua empresa nunca chegue a esse ponto. Para isso, aposte sempre em políticas de segurança da informação, internamente ou com outsourcing de soluções.

Sobretudo, tenha em mente que a forma como sua empresa lida com dados vai definir sua sobrevivência na Indústria 4.0 e informações vulneráveis significam pôr em risco tanto a operação, que pode ser paralisada indefinidamente, quanto o equilíbrio financeiro tão importante para se manter competitivo.

Portanto, não importa se uma empresa ainda usa pouco de ambientes virtuais para operar. Preparar-se agora é estar pronto para ser 100% digital no futuro. Estamos passando por uma nova revolução industrial e começando uma nova era de automatização e eficiência na indústria. A segurança da informação deve caminhar junto com os benefícios que este novo cenário de mercado traz.

E aí, este artigo foi útil para você? Então que tal nos seguir nas redes sociais para saber mais sobre como manter sua empresa otimizada e segura. Estamos no FacebookTwitter, Linkedin e Instagram!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

Leave A Comment

Send this to a friend