Quando é necessário aumentar os índices de lucro, é muito comum ver gestores quebrando a cabeça para ampliar o faturamento. Porém, nem sempre este é o melhor caminho, ainda mais no meio de uma crise financeira como a atual. Reduzir os custos da sua empresa pode ser uma ótima estratégia para melhorar a rentabilidade, além de trazer mais eficiência ao seu negócio.

Cortar gastos desnecessários é uma atividade saudável e que deve ser realizada de tempos em tempos. Ao longo de sua trajetória, a empresa acumula formas de trabalho que podem se tornar ineficientes, e uma revisão nestes processos é uma ótima maneira de fazer com que o seu negócio renda mais.

Veja, abaixo, 5 soluções para reduzir os custos da sua empresa!

1. Economize energia

Economizar energia em uma empresa parece pouco efetivo no balanço final da rentabilidade, mas você pode se surpreender com os resultados. A forma como você usa os recursos disponíveis tem papel relevante nos números obtidos pela sua empresa.

Experimente fazer uma campanha de conscientização entre os funcionários para que eles participem deste momento, cuidando para não deixar luzes acesas desnecessariamente, desligando aparelhos que não estiverem sendo usados, dentre outras atitudes.

Você também pode investir em sensores de presença para alguns ambientes e lâmpadas mais econômicas.

2. Reveja processos

Ao longo dos anos, muitos dos processos realizados na sua empresa se tornam obsoletos. Com a evolução constante da tecnologia, sempre haverá soluções disponíveis para que você possa conduzir o trabalho de uma forma mais ágil, assertiva e econômica.

A revisão de processos deve ser constante. Pelo menos uma vez por ano, faça um check list dos métodos de trabalho da sua organização, buscando pontos que possam ser aperfeiçoados e automatizados.

3. Renegocie com fornecedores

Não se engane: a crise financeira não é só para você e a sua empresa. Seus fornecedores também estão enfrentando dificuldades, trabalhando com margens menores e perdendo clientes.

Por isso, uma renegociação de contratos será bom para as duas partes. Você pode passar a pagar menos pelos mesmos serviços e o seu fornecedor garante a continuidade do relacionamento com a sua empresa.

4. Refaça seus contratos de telefonia

Uma das maneiras mais rápidas e eficazes de se cortar custos é renegociar contratos de telefonia. Se a sua empresa utiliza muito o serviço telefônico, certamente há margem para economizar nas ligações.

Primeiramente, tente adotar um sistema de PABX para as ligações internas, economizando nessas chamadas. Depois, procure planos corporativos mais em conta para os celulares da empresa, principalmente para as áreas de venda que usam muito esse tipo de aparelho.

5. Adéque a jornada de trabalho da equipe

Se você estiver gastando muito com horas extras de funcionários, é o momento de fazer uma readequação nos horários de trabalho. Procure verificar a distribuição das atividades para evitar que alguns membros da equipe tenham mais sobrecarga do que outros.

Monte um esquema de banco de horas para que os funcionários possam compensar as horas a mais trabalhadas, em vez de receberem por elas.

Se você quer ter outras informações sobre como reduzir os custos da sua empresa, experimente dar uma olhada neste artigo sobre os benefícios da automação. Depois disso, certamente você terá muitos elementos para aumentar a sua rentabilidade. Boa leitura!

Estamos presentes nas redes sociais: FacebookTwitter, Linkedin e Instagram.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…