A redução de custos costuma ser uma meta de todo negócio. Mesmo as empresas que apresentam bons resultados podem potencializar as suas margens ao promover a diminuição dos gastos.
Por isso, esse assunto é uma prioridade para muitos gestores e empreendedores. Mas, afinal, como é possível diminuir as despesas? Quer saber? Então confira estas 4 soluções para redução de custos que preparamos para você!
1. Economia de energia elétrica
A energia elétrica é um dos principais gastos em um negócio e, nos últimos anos, ganhou ainda mais peso com o aumento do preço no Brasil. Assim, economizar com energia elétrica é um bom começo. Podem ser tomadas medidas como:
- aproveitamento da luz e ventilação naturais, para reduzir a necessidade de lâmpadas e ar-condicionado;
- substituição de lâmpadas comuns por itens mais econômicos, como as de LED;
- renovação do maquinário, uma vez que os modelos mais novos consomem menos energia e são mais produtivos;
- diminuição do uso de divisórias e uso de cores mais claras nas paredes dos escritórios;
- uso de fontes alternativas de energia, especialmente a solar.
Mesmo que algumas medidas demandem um investimento inicial, a economia de energia promovida por elas acaba compensando esse custo.
2. Gestão de estoque
Todo gestor sabe que estoque parado é sinônimo de prejuízo. As perdas nesse setor, geralmente resultado da falta de controle, também são um grande problema. Para reduzir os custos nesse setor, uma boa solução de gestão de estoque pode ser implementada.
Ao fazer a gestão, você pode manter um estoque menor, reduzindo as compras, os custos de mão de obra e o espaço físico necessário. Esse gerenciamento também ajuda a diminuir os desvios e perdas de mercadorias.
Portanto, controlando tudo que entre e que sai do estoque, sua empresa tem muito a ganhar em produtividade, rastreabilidade e confiabilidade do setor. Aposte em sistemas para automatizar o controle e facilitar a rotina dos funcionários.
3. Diminuição do consumo de água
Água é um bem precioso em vários sentidos. Além do fator ambiental, cada vez mais presente na indústria, esse recurso também pode ter um custo elevado. Ou seja, diminuir o consumo de água também é uma ótima maneira de garantir a redução de custos. Para fazer isso, fique atento a alguns pontos:
- tenha um levantamento do consumo de água por setor e por equipamento;
- certifique de ter a manutenção em dia, evitando vazamentos e desperdício;
- utilize sistemas de tratamento, recirculação e reaproveitamento da água;
- instale sensores e dispositivos para automatizar descargas, torneiras etc.
Além disso, faça campanhas para orientar os colaboradores sobre o uso consciente da água, implementando uma cultura de economia na empresa.
4. Ferramentas de supply chain
A área de logística e transportes também pesa no orçamento de muitos negócios. Nesse sentido, as ferramentas de supply chain podem ajudar a reduzir as despesas e garantir a lucratividade.
É importante conhecer os volumes e históricos de vendas, as rotas e a situação da frota. Assim, será possível aproveitar ao máximo os veículos e otimizar os percursos. Ao mesmo tempo, oferecer qualificação aos profissionais envolvidos com as entregas contribui para reduzir acidentes e perdas.
Portanto, bons sistemas logísticos e profissionais qualificados garantem não apenas melhor aproveitamentos dos recursos e menos custos, mas também mais agilidade e confiabilidade, aumentando a satisfação dos clientes.
Por fim, ressaltamos que os sistemas tecnológicos podem ser implementados em diversos setores para promover a redução de custos de maneira definitiva. Desde o controle de estoque e o supply chain até a manutenção, as ferramentas de automação podem contribuir para diminuir despesas e maximizar a produtividade.
E você? Como promove a redução de custos na sua empresa? Quais ferramentas você utiliza? Escreva seu comentário e participe da discussão!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…
Deixar um comentário