As instalações elétricas são uma parte fundamental de qualquer operação industrial. Contudo, o uso da energia elétrica, bem como sua distribuição e manutenção, exige alguns cuidados para prevenir acidentes.
A norma NR10 é o documento a ser utilizado para garantir a segurança dos serviços que envolvem eletricidade.
Essa norma é indispensável para empresas e para funcionários. Quer saber mais sobre a norma NR 10 e a importância dela? Então, acompanhe este post!
O que é a norma NR10?
As normas regulamentadoras (NR) são um conjunto de procedimentos e requisitos de segurança e medicina do trabalho. De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) as NRs são de observância obrigatória para qualquer instituição, pública ou privada, que possua empregados contratados em regime de CLT.
A Norma Regulamentadora Nº 10 trata de segurança em instalações e serviços em eletricidade. O objetivo é estabelecer medidas de controle e sistemas preventivos para garantir a segurança e a saúde de todos os trabalhadores que lidam com eletricidade.
Por que ela foi criada?
A norma NR10, assim como outras normas regulamentadoras, foi criada em 1978. Depois, ela sofreu diversas alterações, até que a versão mais recente foi publicada em 2004. Ela surgiu como resposta aos altos índices de acidentes envolvendo instalações elétricas.
Portanto, a NR10 foi criada para reduzir o número de acidentes e trazer mais segurança para as operações industriais e para os trabalhadores envolvidos nelas.
Quais são as principais orientações da NR 10?
A norma é extensiva e inclui orientações como:
- medidas de controle e de proteção individual e coletiva;
- segurança em projetos, construção, montagem, operação e manutenção;
- proteção contra incêndios e explosões;
- sinalização de segurança e de emergência;
- capacitação de profissionais;
- procedimentos de trabalho.
Confira agora algumas das principais orientações da norma!
Treinamento
Para que um profissional seja autorizado a trabalhar em instalações elétricas ele deve, obrigatoriamente, passar por um treinamento de 40 horas. Esse curso aborda as principais orientações da NR10.
Responsabilidades da empresa
A empresa é responsável por manter os trabalhadores informados sobre os riscos aos quais eles estão expostos.
Além disso, ela deve promover ações de controle de riscos em suas instalações elétricas e, em caso de acidentes, tomar medidas corretivas e preventivas.
Responsabilidades do trabalhador
O trabalhador tem a obrigação de zelar pela segurança e saúde dele e de outras pessoas que, eventualmente, sejam impactadas por suas ações.
Ele deve, ainda, atuar junto com a empresa para cumprir os requisitos da norma NR10 e comunicar, imediatamente, qualquer situação observada por ele que represente riscos.
Direito de recusa
O trabalhador tem o direito de interromper qualquer atividade de trabalho por considerar que ela represente um risco iminente à saúde e à segurança dele ou de outras pessoas.
Outras orientações
Outras orientações incluem, por exemplo:
- medidas de prevenção e controle em projetos de sistemas elétricos, como dispositivos de desligamento;
- todo projeto deve especificar a necessidade e a configuração do aterramento, além de prever um sistema de aterramento temporário;
- o local de trabalho deve atender às normas de ergonomia e iluminação;
- adoção de medidas de proteção coletivas como barreiras, isolamento, seccionamento de alimentação, entre outras, e medidas de proteção individual, como vestimentas adequadas.
Qual a importância de adotar a norma?
Por fim, ressaltamos que adotar a norma NR10 é muito mais do que uma obrigação legal. A sua aplicação garante menos acidentes e mais tranquilidade para trabalhadores e empresários e também ajuda a manter máquinas e equipamentos seguros.
E aí, gostou de conhecer melhor a norma NR10? Quer saber mais sobre operações industriais? Então, aproveite para aprender também como implantar a automação industrial na sua fábrica!
Estamos presentes nas redes sociais: Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram.
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…
Deixar um comentário