As atividades realizadas em uma empresa precisam ter um ritmo contínuo de produção. Independentemente do seu ramo de atuação, todo o processo produtivo deve ser racionalizado e muito eficiente.
Imprevistos e problemas podem acontecer em gestões muito bem preparadas, desta forma, um gerente empresarial precisa se precaver da melhor maneira possível.
Nesse momento, a manutenção de seus equipamentos industriais têm um importante papel na produtividade de sua empresa. Esses processos são chamados de: manutenção preventiva, corretiva e preditiva.
Mas você, nosso leitor, sabe o significado de cada desses conceitos?
Continue sua leitura e aprenda mais sobre o assunto.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é realizada com o intuito de prever e antecipar falhas no funcionamento de um equipamento.
Elas são programadas e seguem um cronograma estipulado por um gerente de manutenção.
Desse modo, esse profissional consegue realizar ajustes, a fim de manter a conservação de seus equipamentos industriais.
Como elas são realizadas periodicamente, problemas emergenciais são evitados, já que, ser surpreendido e ter que parar sua produção por causa de um problema, apenas atrapalha sua produtividade.
Como consequência disso, um profissional responsável por essa atividade consegue otimizar o planejamento e o orçamento de sua gestão.
Manutenção Corretiva
Esse processo é realizado após a ocorrência de algum defeito ou quebra dos equipamentos industriais utilizados em uma empresa.
Em outras palavras, a manutenção corretiva tem o objetivo de reparar uma peça danificada ou que parou de funcionar.
Esse tipo de manutenção, entre todos os outros, é o que apresenta as maiores consequências para o funcionamento de uma linha de produção.
Imagine a seguinte situação: em uma sexta-feira, sua empresa precisa entregar um projeto até o final da tarde. Porém, antes do horário do almoço, uma máquina essencial para a conclusão desse trabalho quebra e precisa ser consertada.
Seja pela falta de manutenção ou pelo simples descuido de um colaborador, essa paralisação pode colocar em risco o prazo de entrega e a satisfação de um cliente.
Por isso, utilize esse tipo de manutenção apenas quando for necessário.
Manutenção Preditiva
É uma metodologia de trabalho que acompanha a produtividade de um equipamento.
Tecnologias modernas, como ultrassons e aparelhos termográficos, são utilizadas para indicar o estado de funcionamento das máquinas presentes na rotina de trabalho de um gerente de manutenção.
Quando certos parâmetros de produção caem, há algo de errado no desempenho dessas peças e é necessário repará-las ou trocá-las.
Desse modo, a manutenção preditiva é um filosofia de trabalho que exige muito desse profissional, além de evitar paralisações e trocas emergenciais em uma linha de produção.
Faça a escolha correta
Como dito anteriormente, imprevistos podem acontecer em qualquer gestão. Entretanto, realizando as manutenções preventivas e preditivas, um profissional consegue antecipar falhas e otimizar a produtividade de sua empresa.
Um gerente de manutenção nunca descarta qualquer um dos conceitos citados no post de hoje.
Até mesmo a manutenção corretiva pode ser a resposta para um problema, porém, é muito melhor prevenir uma situação do que solucioná-la emergencialmente, não é mesmo?
E então, você descobriu as diferenças entre a manutenção preventiva, corretiva e preditiva? Acompanhe as nossas redes sociais e aprenda mais sobre o assunto: Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…
Deixar um comentário