Em tempos de crise é muito comum que empresas busquem soluções para redução de custos. Utilizando o conceito de indústria 4.0 aliado a uma gestão de estoque eficiente é possível gerar economias bastante significativas.
Mas antes de falar sobre reduzir custos é preciso entender o que é a Indústria 4.0. Acompanhe!
Indústria 4.0
A indústria 4.0 é um conceito de integração automatizada de todas as áreas de uma fábrica. Tal integração permite colher informações precisas e analisá-las permitindo um maior e mais preciso entendimento de todo o processo, além de ajudar nas tomadas de decisões.
Essa integração é feita por meio de comunicação entre sensores, máquinas e ferramentas de análises de forma a armazenar todos os dados e criar uma inteligência virtual para que as próprias máquinas sejam capazes de “pensar” e agir diante de cada situação.
Para saber mais um pouco sobre a indústria 4.0 leia o texto “Como os pilares da indústria 4.0 podem afetar sua empresa?”.
Otimização de processos, tarefas e custos
Antes de mais nada, é necessário otimizar processos e tarefas para, consequentemente, reduzir custos.
É importante coletar dados que informem os momentos que cada matéria prima é mais utilizada para saber quando é necessário aumentar seu estoque. Por outro lado é importante conhecer e manter uma boa relação com fornecedores. Ficando sempre atento ao prazos, preços e condições de pagamentos de cada um.
Por exemplo, se um fornecedor demora mais tempo para entregar um produto, é importante que exista um estoque maior deste. Da mesma forma, vale analisar descontos e condições de pagamentos melhores para comprar mais quantidade de materiais.
Controle de redução de custos operacionais
Uma boa gestão de estoque, com um banco de dados, análise de processos confiáveis e rapidez na coleta de informações possibilita acompanhar quais materiais são mais necessários em situações definidas, evitando a aquisição de materiais desnecessário e o atraso na produção por falta de material em estoque.
Ao fazer a correta gestão de estoque, é possível evitar desperdícios focando sempre na produção do que é mais importante para cada momento, evitando a compra de matérias-primas desnecessárias.
Por meio da supervisão dos dados fornecidos pelas maquinas de produção armazenados em bancos de dados, em nuvens, é possível prever a necessidade de obtenção de novos materiais nas situações mais oportunas.
Uma gestão correta analisa dados como períodos onde a produção é maior. Desta forma percebe-se quando é necessário ter um estoque maior de matéria-prima.
Controle de volume de matéria-prima por medição de nível em tanques
Uma estratégia muito eficaz que a indústria 4.0 possibilita é a utilização de medição de níveis em tanques.
A coleta de dados de medição de nível é realizada via IIoT (Internet das Coisas Industrial) . Com esses dados é possível fazer uma análise das informações e definir o melhor momento de compra diminuindo, assim, o custo para estocar a matéria-prima.
Por meio de sensores inteligentes são coletados os níveis dos tanques e imediatamente disponibilizados em nuvem. A partir disso, é possível fazer uma análise mais precisa da quantidade de matéria-prima disponível, possibilitando, também, determinar quando aquele item precisará ser reposto, facilitando assim a gestão de estoque.
Como exemplo,pense em uma fábrica de bebidas onde o tanque da mesma é monitorado. Esse monitoramento vai permitir que seja detectado que no calor, por exemplo, o consumo é maior que no inverno. Assim é possível prever a demanda de matéria-prima necessária, possibilitando escolher o melhor momento de compra fazendo com que o custo de estocagem seja menor.
Da mesma forma, para outros segmentos industriais é possível prever o melhor momento e a quantidade ideal de reposição de matéria-prima sempre levando em consideração a redução de custos de estoque.
O que achou do texto? Você concorda que uma excelente gestão de estoque é cada vez mais necessária no ambiente industrial e que isso pode gerar grandes reduções em custos? Dê sua opinião aqui nos comentários!
Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…
Deixar um comentário