Uma das tarefas mais árduas realizadas pelos gerentes é o controle e a gestão de custos. Monitorar e acompanhar os gastos e mantê-los dentro de valores previamente determinando não é uma tarefa simples, visto que imprevistos podem ocorrer e muitas vezes os gastos superam as expectativas.
Realizar a gestão de custos de um departamento ou de uma empresa envolve o controle dos investimentos, dos gastos com funcionários, produtos e equipamentos e o pagamento de contas. Essa gestão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, pois os custos impactam diretamente as finanças.
Veja a seguir e aprenda como fazer uma gestão de custos de forma eficiente e garantir bons resultados ao negócio!
Gerenciamento do fluxo de caixa
Todos os gerentes sabem que os custos para manter uma empresa em funcionamento têm total influência na receita e nos lucros. Dessa forma, para realizar a gestão de custos, é imprescindível o gerenciamento do fluxo de caixa.
O grande objetivo nesse caso é manter o fluxo de caixa sempre positivo, garantindo que uma indústria mantenha o crescimento e tenha sempre capital disponível para investimentos ou aplicação de melhorias nos mais diversos processos.
O controle do fluxo de caixa pode ser feito por meio de uma planilha ou de um sistema de gestão, ficando a escolha dos gerentes. Obviamente, a melhor escolha é uma plataforma integrada, pois assim os erros e falhas são significativamente minimizados.
Eliminação dos gargalos
A expressão “gargalo” é muito utilizada pelos gerentes de todos os tipos de indústrias, sempre se referindo a um problema ou obstáculo que prejudique o desempenho da empresa. Esses problemas podem surgir em qualquer processo produtivo, reduzindo a produção, prejudicando os resultados e até mesmo interferindo nos lucros.
A gestão de custos envolve o corte de gastos desnecessários, logo é fundamental que os gargalos sejam detectados e eliminados. É aconselhado que continuamente os gerentes e suas respectivas equipes acompanhem o rendimento, verificando se existem falhas que devem ser corrigidas para evitar gastos.
Implementação de indicadores
Para gerenciar os custos de uma indústria é fundamental que sejam utilizados indicadores, os famosos KPIs (Key Perfomance Indicators). Implementar KPIs para monitoramento do desempenho da empresa e da situação financeira na qual ela se encontra são essenciais para que os gastos sejam acompanhados.
Por meio dos indicadores pode-se detectar gargalos, verificar quais áreas carecem de maior atenção e os pontos de maiores gastos. Essas informações são cruciais para o controle das finanças e um gerenciamento de custos mais eficiente.
Acompanhamento da produção
Para acompanhar a produção pode-se lançar mão de planilhas com entrada de dados manual, o que normalmente não detecta com exatidão as perdas de produção. É recomendado a automação dessa tarefa, com uso de sensores para a contagem e o ritmo da produção, para isso um sistema OEE é recomendado.
Elaboração de um orçamento anual
Planejar um orçamento é a melhor maneira dos gerentes estimarem os recursos a serem arrecadados, prever os gastos e organizar as finanças para o ano seguinte. É aconselhado que seja feito um plano detalhado com todos os custos da indústria em um ano, considerando também uma reserva financeira para situações adversas ou emergências. Esses dados são a base para a elaboração de um orçamento.
Para a criação dessa estimativa, os gerentes devem considerar as seguintes informações:
- todas as despesas da indústria;
- pagamento de salários dos colaboradores;
- despesas com equipamentos, materiais e insumos;
- reserva para imprevistos.
Isso é fundamental para o gerenciamento das finanças da empresa — pois assim os gerentes vão buscar manter os custos sempre dentro do estimado.
A gestão de custos visa fornecer informações sobre o rendimento e desempenho da empresa, auxilia no controle e no planejamento e fornece informações para a tomada de decisões estratégicas. A sua realização é de suma importância para o sucesso da indústria no mercado.
Agora que você já sabe como fazer a gestão de custos, não deixe de compartilhar nas redes sociais e ajude também seus amigos no gerenciamento de seus negócios, basta clicar em um dos botões abaixo…
Deixar um comentário