Um controle de estoque bem feito pode ser a chave para que o seu negócio prospere. Mas é preciso entender este trabalho em uma perspectiva mais ampla do que apenas gerir o que entra e o que sai das prateleiras.
O gerenciamento do estoque de uma organização começa desde o controle dos processos produtivos, incluindo as compras de insumos, passando pela estocagem propriamente dita, e terminando nas entregas, que acabam sendo o contato direto com o cliente.
Mas perceba que, quando falamos em contato, não estamos falando em atendimento: este é altamente influenciado por todo o processo e pode levar o cliente a fechar ou não um negócio, o que impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Isso sem contar os custos operacionais, que podem ser extremamente otimizados com a utilização das metodologias corretas.
Métodos populares para o controle do estoque
O controle de estoque já possui metodologias consagradas, que vêm sendo implementadas pelas maiores empresas do Brasil. Vamos conhecer as três principais?
- Método PEPS: a sigla significa “Primeiro a entrar, primeiro a sair”. Dessa forma, a metodologia implementa a forma de trabalho na qual os primeiros produtos a serem estocados serão os primeiros a serem despachados para os clientes, quando o negócio é fechado. Trata-se de um método mais linear e muito utilizado por empresas que atuam na produção de gêneros perecíveis.
- Método UEPS: é o contrário do anterior. A sigla “Último a entrar, primeiro a sair” significa que o último lote de produção será sempre o primeiro a ser comercializado. Traz como vantagem o fato de que as vendas podem ocorrer com preços muito mais atualizados.
- Método MPM: trata-se de uma média ponderada, com a qual o estoque é controlado de forma mais constante, com os custos sendo atualizados a medida em que os insumos vão entrando. É muito utilizada no Brasil, já que trata-se de uma metodologia de fácil implementação.
Gestão do estoque durante a produção
As metodologias descritas no item anterior são muito importantes para o controle de estoque. Mas este é um trabalho que precisa de ainda mais amplitude. E, por isso, foi criado o método RFID (Radio-Frequency IDentification).
Trata-se de um sistema de etiquetagem que utiliza ondas de rádio para permitir um completo rastreamento dos insumos, durante a produção.
Além de permitir um acompanhamento em tempo real da produção, facilitando a gestão e a tomada de decisões, o RFID possibilita que a empresa tenha um histórico completo de toda a cadeia do produto, desde a entrada do insumo na linha de produção até a entrega final do cliente.
Com isso fica fácil encontrar gargalos no processo e corrigi-los a tempo, mantendo a qualidade do seu atendimento sempre em alto nível.
Viu só como existem inúmeros métodos e tecnologias fundamentais para um bom controle de estoque? Um trabalho bem feito nesta área pode não só economizar recursos, como ampliar sua eficiência operacional e, o melhor, aumentar a margem de lucro. Entre em contato conosco e venha conhecer essas e outras tecnologias que podem ajudar, e muito, na gestão estratégica do seu negócio!
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