Controle de estoque por RFID: como influencia a gestão de ativos?

Um ativo é tudo aquilo que tem valor ou potencial para gerar retorno para uma empresa. Um negócio possui ativos de naturezas diversas, como dinheiro, estoque, maquinário, imóveis, patentes e assim por diante.

E para garantir que todos esses bens e direitos sejam utilizados da melhor forma possível, uma boa gestão de ativos é fundamental.

É ela que vai garantir que a empresa não desperdice recursos e não deixe de aproveitar oportunidades. Quer saber mais sobre a gestão de ativos? Quer entender como um controle de estoque automatizado pode ajudar? Então, leia até o fim!

O que é a gestão de ativos?

Conjunto de práticas e procedimentos adotados pelas organizações com o intuito de controlar e gerenciar seus ativos durante todo o ciclo de vida. Esse gerenciamento geralmente passa pela mitigação de riscos, redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos.

O objetivo da gestão de ativos é proporcionar um crescimento sustentável e garantir que a companhia cumpra o seu planejamento estratégico.

Quais são os benefícios?

Qualquer instituição tem muito a ganhar ao implementar um programa de gestão de ativos bem estruturado. Confira alguns dos benefícios trazidos por essa prática!

Redução de custos e aumento de produtividade

Ao planejar as aquisições e manutenções corretamente, é possível reduzir os custos com paradas e reparos. Os investimentos também são feitos de maneira mais inteligente. Um controle de estoque efetivo também faz parte da gestão, reduzindo as perdas nessa área.

Além disso, com uma boa gestão de ativos todos os recursos são utilizados em sua capacidade máximo, isto é, a ociosidade cai drasticamente. Assim, temos menos custos e mais produtividade como resultado da gestão de ativos.

Otimização do desempenho financeiro

É fácil perceber que com menos custos e mais produtividade, a margem de lucro da empresa tende a subir. Portanto, a gestão de ativos tem potencial para otimizar consideravelmente o desempenho financeiro da empresa.

Tomada de decisão facilitada

Você já ficou em dúvida sobre fazer ou não fazer um investimento? Comprar ou não comprar uma máquina? Contratar ou não contratar um novo colaborador? Reparar um equipamento ou substituí-lo?

Se alguma das perguntas já passou pela sua mente, provavelmente a sua empresa não está com a gestão de ativos em dia. Com todas as informações sobre os ativos organizadas e sendo acompanhadas frequentemente, esse tipo de decisão fica muito mais fácil.

Melhoria da imagem da empresa

Uma empresa que tem pleno controle sobre as suas finanças e seus ativos é capaz de demonstrar a sua solidez e a sua competência. Isso significa melhoria da imagem do negócio junto a clientes, fornecedores, sócios e funcionários.

Como o controle de estoque por RFID influencia a gestão de ativos?

A RFID (Radio Frequency Identification) ou Identificação por Radiofrequência é uma tecnologia de transmissão de dados. Normalmente, as informações são armazenadas em um microchip e podem ser lidas por sensores.

As etiquetas de RFID usadas em produtos têm quase a mesma função dos códigos de barras. No entanto, possuem um grande diferencial — as informações podem ser lidas automaticamente por um sensor. No código de barras, cada produto precisa ser aproximado de um leitor individualmente.

Além disso, os sistemas de RFID podem carregar muito mais informações que os códigos de barras. Por esses motivos, a RFID é capaz de acelerar e otimizar o processo de identificação, auxiliando num controle de estoques mais eficiente e confiável.

Portanto, o sistema de identificação por radiofrequência pode substituir os processos manuais, como o uso de código de barras e planilhas, nos controles de estoque.

Essa otimização no controle de estoque certamente vai facilitar a gestão de ativos e contribuir para aumentar a confiabilidade, a previsibilidade e a rentabilidade da sua empresa.

Quer ler mais conteúdo sobre gestão de estoque e redução de custos? Então não perca nosso artigo sobre como a gestão de estoque pode te ajudar a reduzir custos!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-07-31T11:33:02-03:00 25 de julho de 2017|Categories: Indústria 4.0|Tags: , , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend