Case do Analisador 2017-10-17T14:55:30+00:00

CASE DE SUCESSO

A EngProcess foi convidada para dar uma solução de comunicação com um equipamento inédito no Brasil: um analisador de processo por espectroscopia e aceitou o desafio.

Analisador de processo por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR):

case-analisadorDesafio:

Construir, no Brasil, o primeiro analisador de processo por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), que seja capaz de prever em apenas 3 minutos várias propriedades dos derivados de petróleo como, por exemplo: a octanagem, a densidade e a curva de destilação da gasolina, a partir de um espectro de absorção do produto.

Outro desafio é fazer a comunicação desse analisador com o sistema SDCD da refinaria.

Solução:

O analisador de processo por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) foi concebido pela PETROBRAS em parceria com a UNICAMP, e ficou sob à responsabilidade da EngProcess a comunicação  com o analisador e toda a especificação e configuração do PLC e da IHM.

A comunicação do analisador NIR com o sistema SDCD da refinaria foi viabilizada através de um driver de comunicação Modbus RTU desenvolvido especificamente para esse analisador NIR, e um PLC CompactLogix, da Rockwell, com módulo de comunicação MVI69-MNET da Prosoft Technology.

Além do analisador NIR, o PLC também recebe sinais de vários sensores de dentro da casa de analisadores, gerando alarmes e ações para preservar a segurança do ambiente. Para a interface gráfica com o usuário, foi usado um PanelView da Rockwell.

Solicite uma proposta!

Basta preencher o formulário abaixo para você receber o contato de um de nossos consultores:

 
 
 

Send this to a friend