CASE DE SUCESSO
A EngProcess foi convidada para dar uma solução de comunicação com um equipamento inédito no Brasil: um analisador de processo por espectroscopia e aceitou o desafio.
Analisador de processo por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR):
Desafio:
Construir, no Brasil, o primeiro analisador de processo por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR), que seja capaz de prever em apenas 3 minutos várias propriedades dos derivados de petróleo como, por exemplo: a octanagem, a densidade e a curva de destilação da gasolina, a partir de um espectro de absorção do produto.
Outro desafio é fazer a comunicação desse analisador com o sistema SDCD da refinaria.
Solução:
O analisador de processo por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) foi concebido pela PETROBRAS em parceria com a UNICAMP, e ficou sob à responsabilidade da EngProcess a comunicação com o analisador e toda a especificação e configuração do PLC e da IHM.
A comunicação do analisador NIR com o sistema SDCD da refinaria foi viabilizada através de um driver de comunicação Modbus RTU desenvolvido especificamente para esse analisador NIR, e um PLC CompactLogix, da Rockwell, com módulo de comunicação MVI69-MNET da Prosoft Technology.
Além do analisador NIR, o PLC também recebe sinais de vários sensores de dentro da casa de analisadores, gerando alarmes e ações para preservar a segurança do ambiente. Para a interface gráfica com o usuário, foi usado um PanelView da Rockwell.