O que é SCADA e por que a sua empresa deve utilizar um?

Acrônimo significa uma palavra formada com as letras iniciais de uma sequência de palavras. Na língua portuguesa, existem vários acrônimos que são utilizados e alguns outros que foram incorporados de outros idiomas. SCADA é um deles. O termo vem do inglês “Supervisory Control and Data Acquisition”, conhecido como software supervisório ou software SCADA.

Mas o que é um SCADA? Por que a sua empresa deve utilizar um software destes? Veja, a seguir, as respostas para estas perguntas.

O que é SCADA?

Como a própria tradução indica, SCADA é um software supervisório, utilizado principalmente nas indústrias e que serve para monitorar, supervisionar e controlar equipamentos de manufatura.

A utilização destes sistemas supervisórios se iniciou no Brasil na década de 1980 e seu emprego foi crescendo à medida que a tecnologia — tanto de hardware quando de software — evoluía.

Paralela à evolução tecnologia, houve também uma diminuição dos custos de toda a infraestrutura envolvida. Isso possibilitou um aumento na utilização destes sistemas e o surgimento de várias empresas especializadas neste segmento.

Grandes produtoras de equipamentos se associaram a outras empresas fornecedoras de instrumentos e de controladores lógicos programáveis — conhecidos como CLP — para fomentar ainda mais este ambiente.

Técnicas de gestão de processos surgiram e foram aperfeiçoadas desde então, sempre com o objetivo de aprimorar a produção com a redução de custos e a diminuição de erros e falhas no chão das fábricas.

Quais são os benefícios da utilização desse sistema?

1. Melhoria na qualidade dos produtos

Como há um acompanhamento, um monitoramento e o registro dos dados de produção, podemos definir quais são os valores de excelência em cada etapa do processo produtivo. Com as facilidades de comunicação, estes valores podem ser acompanhados remotamente em qualquer local via internet. Podem, também, acionar alarmes para correções em caso de variação nas faixas de tolerância.

Assim, a interferência do operador pode ser imediata, corrigindo imperfeições ou alterando processos que garantirão sempre as mesmas características dos produtos que estão sendo produzidos.

2. Diminuição de custos

A diminuição de custos está ligada à redução de pessoal necessário para a captação de informações produtivas. Como a captura dos dados é automática, exige-se um menor contingente para o apontamento.

Há funções específicas já embarcadas nos sistemas supervisórios, possibilitando a geração de gráficos e gerando tendências a partir dos dados históricos. Isso também reduz a necessidade de especialistas em dados estatísticos.

Em época de crise e de alto nível de desemprego, isso soa como perverso, porém a redução de pessoal pode ser o divisor de águas para uma empresa ser lucrativa ou não.

3. Ganho produtivo

A produtividade com a utilização do SCADA é maior, pois as paradas de máquinas podem ser diminuídas e pontuais. O diagnóstico de problemas é feito com maior rapidez face à disponibilidade de informações online.

Tem-se, com isso, um aumento nas horas trabalhadas e um ganho na produtividade como um todo.

4. Disponibilidade de dados para sistemas gerenciais

Outro ganho importante é obtido após a captura das informações pelos sistemas supervisórios. Estes dados vão alimentar os sistemas gerenciais, como o ERP, ou mesmo sistemas de planejamento e controle da produção.

Em algumas indústrias, os dados capturados no chão de fábrica alimentam os sistemas de vendas, possibilitando maior interação entre as áreas e um grande volume de informações adicionais para os clientes.

Agora, você já possui algumas informações sobre o SCADA e sobre os ganhos que sua empresa pode ter com a sua utilização. No entanto, caso ainda existem dúvidas, fique à vontade para compartilhá-las no espaço para comentários.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-07-07T20:42:06+00:00 2 de Março de 2017|Categories: Automação industrial|Tags: , , , , , |0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend