Como reduzir custos de operação industrial?

É um erro comum pensar que a redução de custos via otimização de processos e automação é útil apenas em grandes empresas. Pequenas e médias empresas, dado seus orçamentos mais apertados e maiores dificuldades de obtenção de créditos, podem se beneficiar ainda mais por meio dessas atitudes do que as grandes indústrias.

A redução de custos é possível quando os equipamentos estão com baixo desempenho, processos podem ser automatizados, a aquisição de sinais (como temperatura de pressão) estão aquém do necessário, ou o próprio método de produção pode ser alterado. Neste texto falaremos sobre a possibilidade de reduzir custos de operação industrial levando essas situações em consideração.

Aumento de eficiência para redução de custos

Primeiramente, a empresa deve analisar o básico: consumo de energia. Utilizar máquinas com eficiência energética comprovada é um bom começo. Outro ponto, não necessariamente ligado aos processos, é o consumo de energia associado à iluminação. A sugestão é a instalação de sensores de movimento em áreas menos movimentadas e de lâmpadas com melhor eficiência energética.

Sobre a mão de obra, fornecer treinamento acerca das técnicas mais recentes e eficientes de realização de determinada tarefa é um dos métodos para reduzir os custos. Isso faz com que não só o colaborador realize melhor a tarefa, mas também com que o maquinário em si seja utilizado em sua plenitude.

Outro ponto crítico é a confiabilidade dos sistemas de medição. Com o processo bom e com uma aquisição ruim, as incertezas associadas às medições tornam todos ajustes do maquinário questionáveis, o que é transmitido ao consumidor final. Investindo em melhores aquisições, a qualidade do produto melhora, o retrabalho é extinto e o produto torna-se mais confiável.

Automação para aumento da agilidade de processos

Automatização de processos é um investimento que pode parecer oneroso à primeira vista, mas isso é desmentido com um simples cálculo de ROI (Retorno Sobre Investimento) na maioria dos casos. A motivação desse investimento é:

  • Remoção de um ou mais postos de serviço: essa é a definição básica da automação, que é a substituição de mão de obra humana em serviços de difícil ou morosa realização.
  • Aceleração da produção: máquinas não param. Isso quer dizer que podem ser criados novos turnos de trabalho, aumentando a produção.
  • Padronização dos processos: a automatização trabalha com intervalos de confiança estreitos definidos pelo operador.
  • Redução do desperdício de materiais: com seu processo automatizado e minuciosamente programado, menos materiais são necessários.

Por fim, deixe para implantar a automatização nas partes mais críticas do processo. Dessa forma, a solução dará ainda mais retorno.

O método “Just In Time” para reduzir custos de operação industrial

Just in time (JIT) é uma estratégia de armazenamento que companhias utilizam para aumentar sua eficiência e reduzir desperdício. Nessa estratégia, a empresa recebe materiais e equipamentos apenas no momento que são necessários no processo produtivo.

Naturalmente, esse método exige uma gestão eficiente, que consiga prever com exatidão as necessidades futuras já que toda cadeia de produção vai trabalhar sem margens de segurança. Essa limitação deixa de ser tão impactante em pequenas e médias empresas, que geralmente não trabalham com grande quantidade de processos. Dessa forma, essa empresas podem migrar da produção de um produto para outro rapidamente e manter estoques reduzidos, eliminando custos desnecessários.

Com essas três abordagens, a empresa já estará apta a reduzir drasticamente os custos de operação. Claro que a aplicação das soluções não é trivial. Por isso, não deixe de realizar estudos de investimento e pesquisas de mercado antes de implementá-las.

Tem alguma sugestão a mais para oferecer? Deixe um comentário no post.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais, basta clicar em um dos botões abaixo…

By | 2017-07-09T15:01:59+00:00 19 de Janeiro de 2017|Categories: Gestão|0 Comments

Leave A Comment

Send this to a friend